logo blog microsum
Pesquisar
O que é um Sistema ERP e como ele pode ajudar a sua empresa?

O que é um Sistema ERP e como ele pode ajudar a sua empresa?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

É comum, hoje, as empresas contarem com um software que auxilia na gestão do negócio, o chamado sistemas ERP. No entanto, há muitas ainda que não veem a necessidade de adquirir estas ferramentas e continuam insistindo em planilhas e elaboração manual de relatórios. E convenhamos, isso acaba tomando muito tempo, né?!

Pode até ser que você consiga manter um certo controle da sua empresa com este modelo de gestão. Mas, já parou pra pensar quanto tempo você e toda a sua equipe gastam criando essas planilhas e redigindo relatórios? E tem mais, quantos trabalhos foram realizados mais de uma vez ou acabou não sendo executado pela falta de comunicação entre os departamentos?

É justamente para evitar situações como estas que cada vez mais empresas estão investindo em softwares de automação comercial. E te digo uma coisa, a aquisição deste sistema pode ser crucial para o sucesso do seu negócio.

Se você não conhece o sistema ERP ou está pensando em contratar para a sua empresa, vem comigo que vou te explicar tudo sobre este software.

O que é um sistema ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, normalmente traduzido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Trata-se um software corporativo que permite o acesso e controle fácil de todas as informações de uma empresa, integrando dados, recursos e processos, de todos os setores, como vendas, finanças, estoque, compras e outros os quais a empresa possua.

Quais os benefícios deste sistema de integração?

O sistema auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças e estoque.

Com a centralização das informações em uma única plataforma, o fluxo dos dados se torna mais fluido, podendo ser compartilhado facilmente, além de eliminar a duplicidade das informações.

funcionalidades erp
Funcionalidades de um sistema ERP

A partir disto, você tem acesso as informações de seu negócio com mais precisão, permitindo que tenha insights para auxiliar nas tomadas de decisão.

Mas como o ERP vai funcionar na minha empresa?

O ERP é um sistema com tecnologia modular, que possui um conjunto de ferramentas que quando integradas geram dados únicos para todos os departamentos de uma empresa.

Normalmente os sistemas possuem módulos básicos, comuns para diversos tipos de negócios, como o cadastro de clientes, controles de entrada e saídas, fluxo de caixa, estoque, entre outros.

Outros módulos podem ser adquiridos e integrados ao seu sistema, de acordo com a necessidade da empresa. Por exemplo, emissão de notas fiscais e boletos e controle de produção.

Aqui na Microsum, quando um cliente nos procura querendo adquirir o nosso sistema, fazemos toda uma análise sobre a empresa, juntamente com seus gestores, para entendermos quais são as reais necessidades do negócio. Desta forma, elaboramos um projeto específico para a empresa e personalizamos o nosso sistema com os módulos necessários para ajudar na gestão da empresa e crescimento do nosso cliente.

Todos os setores são beneficiados com o ERP. O setor de RH, por exemplo, terá um acesso rápido sobre a produtividade da equipe, podendo realizar ações para melhorar seu desempenho, quando necessário.

Se sua empresa possui um setor de produção, o sistema é capaz de identificar se determinada matéria-prima foi encaminhada para a produção, e de forma automática, dar baixa no estoque, deixando o setor de compras atualizado, facilitando o controle de aquisição de materiais.

Nem o departamento de marketing fica de fora. Ao verificar que um determinado produto sofreu uma queda nas vendas, é possível realizar uma campanha ou promoção para evitar prejuízos. Além disto, o ERP é fundamental para você consiga realizar uma automação da força de vendas e melhorar o desempenho do setor comercial.

Outras funcionalidades do sistema ERP

Você conseguiu perceber o quanto este software de gestão pode auxiliar sua empresa, mas vou listar outras funcionalidades só para te ajudar a entender que esta é a melhor solução para o seu negócio:

  • Gestão integrada de dados;
  • Aumento da produtividade;
  • Controle tributário;
  • Cumprimento de prazos;
  • Qualidade das informações;
  • Controle de custos;
  • Otimização de processos;
  • Qualidade e inteligência das informações;
  • E muito mais…

Acho que agora você já sabe de tudo que um sistema ERP pode fazer pela empresa, né?! Além de todas essas funcionalidades que descrevemos aqui, o ERP fornece transparência às ações executadas.

O investimento dedicado à contratação de um ERP retorna rapidamente com o controle, economia e informação estratégica que o software proporciona, tornando sua empresa competitiva no mercado. Agora que você sabe o que é um ERP, já está a frente de alguns de seus concorrentes. Mas você pode se destacar ainda mais adquirindo o SAGE-ERP da Microsum.

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress