#ARTIGO: 11553
O grupo no SAGE-ERP funciona para agrupar produtos, serviço, clientes e fornecedor em conjuntos específicos, para melhorar a organização desses itens.
Para realizar o cadastro de um grupo, acesse o menu no canto superior esquerdo Cadastro > Grupos.
Ao abrir a tela de cadastro de grupos, o sistema já inicia no modo de novo cadastro, pronto para o preenchimento das informações solicitadas.

Aqui podemos preencher as informações necessárias para o cadastro do grupo.
Campos principais
Para que o cadastro do grupo funcione corretamente em todas as telas, a primeira coisa a fazer é informar o nome do grupo e o tipo, que pode ser: CLIENTE, FORNECEDOR, PRODUTOS ou SERVIÇOS.
Após essas informações preenchidas, você pode clicar no botão gravar
para concluir o cadastro do seu grupo.
No entanto, existem outros campos que, embora não sejam obrigatórios, podem ser muito úteis para a organização e o controle do seu estabelecimento. Confira abaixo algumas dessas informações complementares.
Campos mais avançados
Situação Gerencial:
Esta situação gerencial é utilizada apenas na configuração de serviços e serve para que você consiga analisar se serviço está em atraso ou não. Aqui, você pode deixar em branco. Caso queira saber como realizar essa configuração, clique aqui para acessar o gerenciador de processos.
Preenchimento:
Utilizado para definir uma cor específica para cada grupo nos relatórios. Assim, ao gerar algum relatório no sistema com vários produtos iguais, mas pertencentes a grupos diferentes, as linhas de cada produto serão destacadas com a cor correspondente ao grupo definido aqui. Isso facilita a visualização e organização das informações.
Categoria:
Utilizada para agrupar diversos grupos dentro de uma mesma categoria.
Por exemplo: no módulo Ponto de Atendimento (Food), podemos criar a categoria “Bebidas” e, dentro dela, incluir vários grupos, como Cervejas, Refrigerantes, Águas, Vinhos, entre outros. Esse agrupamento facilita a organização e agiliza as vendas.
Notas food
Caso seus grupos sejam utilizados para produtos dentro do ponto de atendimento (FOOD), você pode usar o campo notas para cadastrar observações personalizadas. Basta digitar uma nota por linha, conforme desejar, para que elas fiquem disponíveis durante o uso no sistema.