Cadastro de grupos

2 minutos de leitura

#ARTIGO: 11553

O grupo no SAGE-ERP funciona para agrupar produtos, serviço, clientes e fornecedor em conjuntos específicos, para melhorar a organização desses itens.

Para realizar o cadastro de um grupo, acesse o menu no canto superior esquerdo Cadastro > Grupos.

Ao abrir a tela de cadastro de grupos, o sistema já inicia no modo de novo cadastro, pronto para o preenchimento das informações solicitadas.

 

tela

 

Aqui podemos preencher as informações necessárias para o cadastro do grupo.

 

Campos principais

Para que o cadastro do grupo funcione corretamente em todas as telas, a primeira coisa a fazer é informar o nome do grupo e o tipo, que pode ser: CLIENTE, FORNECEDOR, PRODUTOS ou SERVIÇOS.

 

Após essas informações preenchidas, você pode clicar no botão gravar gravar para concluir o cadastro do seu grupo.

 

No entanto, existem outros campos que, embora não sejam obrigatórios, podem ser muito úteis para a organização e o controle do seu estabelecimento. Confira abaixo algumas dessas informações complementares.

 

Campos mais avançados

Situação Gerencial:

Esta situação gerencial é utilizada apenas na configuração de serviços e serve para que você consiga analisar se serviço está em atraso ou não. Aqui, você pode deixar em branco. Caso queira saber como realizar essa configuração, clique aqui para acessar o gerenciador de processos.

 

Preenchimento:

Utilizado para definir uma cor específica para cada grupo nos relatórios. Assim, ao gerar algum relatório no sistema com vários produtos iguais, mas pertencentes a grupos diferentes, as linhas de cada produto serão destacadas com a cor correspondente ao grupo definido aqui. Isso facilita a visualização e organização das informações.

 

Categoria:

Utilizada para agrupar diversos grupos dentro de uma mesma categoria.

Por exemplo: no módulo Ponto de Atendimento (Food), podemos criar a categoria “Bebidas” e, dentro dela, incluir vários grupos, como Cervejas, Refrigerantes, Águas, Vinhos, entre outros. Esse agrupamento facilita a organização e agiliza as vendas.

 

Notas food

Caso seus grupos sejam utilizados para produtos dentro do ponto de atendimento (FOOD), você pode usar o campo notas para cadastrar observações personalizadas. Basta digitar uma nota por linha, conforme desejar, para que elas fiquem disponíveis durante o uso no sistema.

Este artigo foi útil?
Ainda com dúvidas? Abra um chamado.
plugins premium WordPress

Abrir chamado

Preencha o formulário abaixo e, em breve, um de nossos analistas retornará através de um dos dados de contato informado.

Reforma Tributária

Nossos sistemas já estão preparados para receber todas as mudanças e atualizações do novo modelo tributário.