Prefeitura de Goiânia deixará de fornecer o sistema de emissão de NFS-e

Prefeitura de Goiânia deixará de fornecer o sistema de emissão de NFS-e

Última atualização:

01/10/2025
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A Prefeitura de Goiânia regulamentou, por meio do Decreto nº 2.824/2025, a criação do Sistema de Gestão, Fiscalização e Arrecadação do ISS (SGISS). A medida representa um marco na modernização da gestão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e traz novidades importantes para os contribuintes, especialmente em relação à emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).

Fim do sistema de emissão da Prefeitura

O ponto de maior impacto do decreto é que o portal da Prefeitura deixará de funcionar a partir do dia 1º de outubro de 2025, disponibilizando, até o dia 1º de dezembro (60 dias) um novo portal para  emissão de NFS-e para adequação.

Depois desse período,  os contribuintes deverão utilizar sistemas emissores próprios ou contratados no mercado (conheça o SAGE-ERP), desde que compatíveis com as regras do SGISS.

Na prática, isso significa que empresas e profissionais terão que se planejar desde já para garantir a continuidade de suas operações fiscais sem contratempos.

O que é o SGISS?

O SGISS é uma plataforma online que reúne todas as operações relacionadas ao ISS em Goiânia. Por meio dela, empresas e profissionais terão acesso a ferramentas de emissão, fiscalização e acompanhamento das suas obrigações tributárias.

O sistema integra-se ao modelo nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e ao SPED, permitindo cruzamento de dados em tempo real com órgãos federais, cartórios e instituições financeiras.

Benefícios esperados

Com a implantação do SGISS, a Prefeitura busca:

  • Reduzir burocracias e simplificar processos.

  • Aumentar a transparência na arrecadação do ISS.

  • Melhorar o combate à sonegação fiscal com cruzamento automático de dados.

  • Dar mais segurança jurídica aos contribuintes.

Como as empresas devem se preparar

O período de adequação de 60 dias é curto e exige planejamento. Cada contribuinte será responsável por utilizar um sistema emissor próprio ou solução contratada (como o SAGE-ERP).

Empresas que já usam sistemas de gestão empresarial (ERP), poderão integrar a emissão da NFS-e diretamente em seus processos. Já quem ainda não tem essa estrutura precisará buscar uma ferramenta confiável e adaptada ao novo padrão exigido pela Prefeitura.

O que muda para os clientes Microsum?

Para clientes Microsum que já utilizam o módulo de emissão de NFS-e, a única ação necessária é verificar se estão utilizando a versão atualizada do sistema, já que as adaptações são exclusivamente técnicas. Em caso de dúvidas, contate o nosso Suporte.

Já para clientes que ainda não utilizam nosso módulo de emissão de NFS-e e precisarão iniciar o processo, nossa equipe comercial está à disposição para orientar e auxiliar em todas as etapas.

A aquisição do módulo de emissão de NFS-e não acarretará em aumento na mensalidade, além de manter as emissões em um único sistema. Converse com o consultor e contrate agora mesmo!

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress