Com essa crise causada pelo novo Coronavírus, muitas empresas tiveram que repensar seu modelo de negócio e se adaptarem a essa nova realidade. Se você ou sua loja ainda não possuíam um e-commerce, certamente sofreram um pouco com as lojas fechadas, não é mesmo?! Provavelmente você começou a vender online, seja por Instagram, WhatsApp, aplicativos, marketplaces ou criou a sua própria loja virtual. Todos nós precisamos vender para conseguirmos honrar com as despesas da empresa, não é mesmo?!
Mas deixa eu te fazer uma pergunta, como está o gerenciamento destas vendas? Você tem conhecimento do custo real de seu produto? Sabe quanto está tendo de lucro e quanto pode oferecer de desconto?
Se ficou na dúvida em alguma destas perguntas, é porque você não está utilizando um sistema de automação comercial para te auxiliar nas tomadas de decisão ou não conta com um sistema que atenda as suas reais necessidades. Pois então, me acompanhe nesse artigo que vou te explicar como um sistema ERP pode auxiliar nesse momento de crise.
Análise financeira da empresa
Com um sistema de gestão alimentado corretamente você consegue ter relatórios precisos de como está a saúde financeira de seu negócio. Com a relação de contas a pagar e receber, por exemplo, você consegue analisar onde é possível realizar cortes de gastos, quais contas são prioritárias e quais podem ser negociadas. Além disto, é possível fazer projeções para ter dinheiro em caixa para ajudar nas contas.
Antecipação de recebíveis
Com o ERP você consegue ver quanto possui de contas a receber no cartão (relacionadas as vendas que você realizou no cartão de crédito) e, de acordo com as tarifas cobradas pela adquirente a qual sua loja é cadastrada, analisar se é viável solicitar a antecipação deste valor ou parte dele. Assim você consegue colocar dinheiro (que já é seu) em caixa para ajudar no pagamento das despesas, sem precisar solicitar um empréstimo em bancos ou algo do tipo.
Lembrando que nestes casos, geralmente, devem existir uma boa negociação com sua adquirente, pois estaremos acumulando taxas. Sempre analisar se o que foi proposto é interessante. Além disto, elabore estratégias de vendas para “repor” esse dinheiro, visto que pode afetar seu capital de giro futuramente.
Antecipação via boleto bancário
Se você trabalha com vendas no boleto é possível solicitar crédito com sua agência dando como garantia os recebíveis em boletos de sua empresa. Esta estratégia varia de banco para banco, por isso é necessário verificar as taxas e se é viável, uma vez que você compromete sua renda nos próximos meses.
Lucratividade de vendas
Ao cadastrar os produtos no sistema de automação, você pode especificar os custos envolvidos além do preço pago pela mercadoria, desta forma é possível verificar o valor de custo real e assim, de acordo com a sua margem de lucro, estipular valores máximos de desconto.
Neste atual momento, podemos, no medo de perder uma venda, acabar fornecendo descontos que extrapolam a margem de lucro e acabar tendo prejuízos nas vendas. Procure detalhar todos os custos de cada produto: fornecedor, frete, combustível, energia, água, aluguel, salário/comissão de funcionários… Tudo deve ser considerado.
Gestão de vendas online
Em muitas cidades, as lojas ainda precisam estar fechadas devido as medidas de isolamento social adotadas pelos governos, mas isso não é justificativa para não fazer uso do sistema ERP, pelo contrário, ele é peça fundamental para sucesso de suas vendas online.
Instagram e WhatsApp
Use e abuse destas plataformas para manter um relacionamento com seus clientes, divulgar seus produtos e realizar vendas. Ofereça condições especiais de pagamento, descontos (sempre atento ao que discutimos nos tópicos anteriores). Muitos meios de pagamentos (paypal, pagbank…) fornecem o link de pagamento, que você envia para seu cliente e ele finaliza a compra (boleto, cartão de débito/crédito, transferência…). Após, lembre-se de fazer a tratativa da venda dentro do sistema, assim fica registrado e você consegue ter um controle financeiro.
Esta forma de venda é eficiente, mas até certo ponto, uma vez que você (e/ou seus vendedores) precisa estar online constantemente. Confira os passos da venda comigo: o cliente vê o produto na sua rede social, entra em contato com você via direct do Instagram ou WhatsApp, você confere o estoque, faz a tratativa da venda, envia o link de pagamento para o cliente, ele realiza o pagamento e te envia o comprovante, você confere o pagamento, após a confirmação prepara a expedição da mercadoria.
Percebeu a quantidade de processos envolvida para a realização de uma venda? E se você tiver um fluxo grande de procura? Como administrar todos os contatos dos clientes e respondê-los rapidamente?
Com um e-commerce, estes processos são simplificados, mas isso é o que vamos tratar no próximo tópico.
E-commerce
Investir em um e-commerce só traz benefícios para sua empresa, primeiro pela possibilidade de integração com o sistema de gestão, unificando boa parte dos processos. Outra vantagem é que você não precisa estar online diretamente para realizar as vendas, o cliente entra em seu site, realizada e compra e faz o pagamento, o próprio sistema é responsável por dar baixa no estoque. Você só precisa confirmar o pagamento e realizar o processo de expedição. É assim que ocorre em nosso WEBcommerce.
Isso não quer dizer que você precisa deixar de vender pelas redes sociais, pode manter ambos ou usar as redes para divulgar os produtos e direcionar para sua loja virtual. Analise qual melhor atende as suas necessidades neste momento.
Controle das vendas
Com o ERP você consegue filtrar suas vendas para saber quais canais estão vendendo mais (site, redes sociais, loja física…), fazer comparativo de ticket médio, analisar se suas campanhas nas redes sociais surtiram efeito nas vendas e muito mais. Com essas informações você consegue elaborar estratégias para melhoras suas vendas.
Melhorar o relacionamento com cliente
Com o sistema de gestão você tem acesso ao histórico de compras de seus clientes, com isso, é possível avisá-lo quando chega peças/produtos novos que ele possa gostar, mandar dicas de uso, curiosidades de acordo com o perfil. As estratégias são inúmeras, iniciando assim um CRM, elaborando assim campanhas mais assertivas para cada cliente. As vantagens de um sistema de automação são inúmeras e nesse momento ele só tem a agregar nas suas estratégias de vendas. Se você já possui um ERP, veja as funções que ele possui e que podem agregar nesse momento. Se sentir que não atende ao que procura, talvez seja hora de trocar de sistema. Caso você ainda não tenha um ERP, converse com a gente, temos condições incríveis para o seu negócio.