Vantagens em utilizar TEF

Vantagens em utilizar TEF

Última atualização:

04/07/2022
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Se você possui um negócio, independente de qual ramo, certamente você deve oferecer a forma de pagamento em cartão de crédito/débito para seus clientes, certo? Qual o sistema que você utiliza? TEF ou POS? Você sabe qual a diferença entre os dois? Pois me acompanha que neste artigo vou explicar a diferença entre ambos e te mostrar porque a TEF é a melhor opção para a sua empresa.

O que é POS e TEF?

POS (Point of Sale ou Ponto de Venda) é a solução conhecida como “maquininha de cartão”. Sabe quando você sair para ir em bar com os amigos e no final, ao fechar a conta, o garçom volta com uma maquininha para que o pagamento seja feito ali mesmo na mesa? Pois então, isto só é possível graças ao POS.

Já a TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) faz a integração entre as vendas em cartões de crédito e débito com o sistema de automação comercial. Este modelo é bastante comum em supermercados e grandes lojas. Aqui já começa as vantagens da TEF com relação ao POS e é justamente sobre que vamos tratar agora.

Vantagens da TEF

Em estabelecimentos como bares, restaurantes ou comércios que não possuem um alto fluxo de vendas, o POS até pode até parecer uma boa opção, mas vamos analisar as situações a seguir. Assim, você pode decidir qual a melhor solução.

Menos chances de erros e fraudes

Para pagamentos via POS, o estabelecimento insere o cartão do cliente e digita o valor da venda, o cliente digita sua senha e a transação é autorizada. Mas já pensou se o vendedor digita um valor inferior ao da venda realizada (podendo ocorrer por descuido ou de forma intencional)? Isso no final do mês, pode dar um prejuízo danado, né?!

Além disto, há inúmeros casos de fraudes e golpes que oportunistas realizam nestes estabelecimentos.

Quando se utiliza a TEF, esses casos são bem mais difíceis de acontecerem. Primeiramente que, por estar integrado ao seu sistema de gestão, ao realizar uma venda e for escolhido a forma de pagamento em cartão, o sistema, automaticamente envia para o PinPad (maquininha que faz a leitura do cartão) o valor a ser pago pelo cliente. Desta forma, não há riscos de ser digitado um valor inferior ao da venda.

Automatização dos processos

Utilizando TEF, ao finalizar a venda, automaticamente, o sistema retira do estoque o que cliente está levando e inclui o valor pago no controle financeiro da empresa. Desta forma, mesmo a distância, os gestores da empresa conseguem, através do sistema de retaguarda (SAGE-ERP), acompanhar a movimentação do estabelecimento.

E não é só isso, o departamento de compras consegue emitir relatórios de controle de estoque e o financeiro consegue visualizar o fluxo de caixa, tendo uma previsão real de contas a pagar e receber e comissões de vendedores (quando for o caso).

O POS realiza apenas a transação bancária, sendo necessário inserir as informações do pagamento manualmente em seu sistema de vendas. Já a TEF trabalha com a sincronização de várias informações, ficando tudo registrado no sistema, o que facilita a conciliação bancária e o controle financeiro e gerencial no final do mês.

Negociação de melhores taxas

O POS é fornecido pelas adquirentes, portanto, você só tem a opção de passar o cartão na máquina da adquirente contratada (há não ser que você tenha diferentes maquininhas de diferentes adquirentes). Com a TEF você tem o poder de escolha, dependendo da bandeira do cartão, por qual adquirente você deseja transacionar sua venda. Isto só é possível porque este sistema permite a inclusão de diferentes adquirentes. Desta forma, você não precisa ficar “amarrado” a taxas maiores de algumas adquirentes. Empresas pequenas também precisam de organização para conseguirem crescer e se tornarem competitiva no mercado e investir em sistemas e soluções que facilitam esses processos é fundamental. Por isso, aqui na Microsum, nossas soluções atendem as reais necessidades dos nossos clientes, independente do tamanho ou segmento da empresa.

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