Se você veio até aqui é porque está procurando alguma forma de melhorar o desempenho da sua equipe de vendas externas. Aliás, esse é o desejo de qualquer gestor, não é mesmo?! Então vem comigo que nesse post eu vou te explicar tudinho.
Primeiramente precisamos entender que para ter força de vendas é preciso contar com uma equipe de vendas de alta performance, que utiliza de todos os recursos disponíveis para obter o máximo de resultado em cada venda.
Mas agora você deve estar se perguntando como fazer para melhorar o desempenho de seus vendedores. Será que a solução é aumentar o número de colaboradores? Nem sempre contratar novos vendedores melhora o desempenho da equipe de vendas e/ou aumenta a lucratividade do seu negócio. Deve-se considerar que estas contratações envolvem mais gastos. E é justamente nesse quesito que a automação da força de vendas se faz necessária.
Afinal, o que é automação da força de vendas?
Automatizar é você fornecer ao seu vendedor (ou representante) as melhores ferramentas e o poder de tomar decisões no melhor momento para potencializar ao máximo cada venda. Com isto, você estará ajudando sua empresa a crescer e, ao mesmo tempo, aumentado a comissão dos vendedores.
Como funciona a automação?
Automatizar é um processo simples que por vezes, passa despercebido pelos gestores. E eles nem imaginam que estão deixando de lucrar bastante.
A automação ocorre através de um aplicativo, que é instalado no smartphone ou tablet do vendedor, integrado ao sistema de gestão da empresa, o ERP. Com isto, o aplicativo contará com todas as informações do cliente, assim como de produtos, tabela de preço, fotos, estoque, pendências financeiras, entre outras, em tempo real.
Além disto, você define informações importantes como limite máximo de desconto, formas de pagamento e muito mais. Podendo ter limites diferentes para cada vendedor ou para clientes específicos.
E quais são os benefícios?
Até agora já deu pra ter uma noção das melhorias que a automação da força de vendas pode trazer pra sua empresa, né?! Vou listar mais alguns benefícios que considero importantes para te ajudar na tomada de decisão:
- Velocidade de faturamento – o despacho e entrega do pedido são mais rápidos, uma vez que o vendedor fecha o pedido no momento da venda com o cliente;
- Catálogo de produtos – o vendedor contará com um catálogo de digital com todas as informações dos produtos, em tempo real;
- Histórico – através da sincronização com o sistema ERP, o vendedor consegue ter acesso ao histórico de pedidos do cliente, assim como ver há quanto tempo o mesmo não realiza uma compra;
- Monitoramento – com esta ferramenta é possível monitorar o andamento das metas e o desempenho de cada vendedor – assim como o próprio vendedor analisar sua performance –, ficando mais fácil fazer ajustes, quando necessários.
Aqui na Microsum, nós trabalhamos com o SAGE-MOBILE, um aplicativo para automação da força de venda, que pode ser utilizado pelos vendedores externos mesmo sem o acesso a internet*, desta forma, o vendedor pode realizar suas vendas sem nenhum empecilho.
Agora que você já sabe das vantagens em automatizar suas vendas, já pode falar com um de nossos consultores para adquirir essa solução para o seu negócio.
*As informações são armazenadas e assim que o aparelho é conectado à internet os dados do pedido são sincronizados com o ERP da empresa.