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Como usar o Google Meu Negócio para aumentar as vendas

Como usar o Google Meu Negócio para aumentar as vendas

Última atualização:

16/08/2022
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Provavelmente, quando você vai fazer a compra de algum produto, contratação de algum serviço ou a reserva em algum restaurante, você pesquisa pela empresa em questão no Google, não é mesmo?!

Bom, mas você não é o único. Milhares de pessoas fazem a mesma coisa diariamente. 

E é justamente por isso que o Google Meu Negócio se tornou uma ferramenta indispensável para melhorar a busca orgânica de negócios no mundo online, além de atrair mais clientes para seus estabelecimentos. Quer saber como usar essa ferramenta para melhorar as suas vendas? Então continue lendo este artigo.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é uma ferramenta gratuita lançada pelo Google em 2014. Trata-se de um serviço voltado para que proprietários de empresas tenham mais controle sobre o que é exibido sobre o seu negócio nos resultados de pesquisas no Google.

Basicamente, o empresário, através do Google My Business, insere as informações que considera mais relevantes sobre o seu negócio. Desta forma, quando alguém pesquisar pela empresa no Google, serão essas informações que serão apresentadas primeiramente.

Confira na imagem abaixo o que aparece quando pesquisamos pela Microsum no Google:

07 print google my business

A unificação de informações através do Google My Business se estende a outros serviços da plataforma, como o Google Maps.

💡 Leia também: Por que empresas precisam de um sistema ERP?

Principais vantagens do Google Meu Negócio

O uso do Google Meu Negócio é imprescindível para empresas que queiram mostrar a seus clientes (e potenciais) informações completas e relevantes. E essa centralização já traz resultados no curto prazo, uma vez que o próprio Google prioriza o “My Business” nos resultados de busca.

Algo interessante sobre a ferramenta é que ela permite a inserção de diversas imagens, como, por exemplo, logo, fotos internas, da fachada, do prédio, dos produtos, enfim… Faça uso do que for melhor para a sua estratégia.

Vinculação com o Google Maps

Após criar um perfil do seu negócio na ferramenta, o Google passa a compartilhar as informações com o Google Maps, como a localização e horários de funcionamento (indicando se a loja está aberta no momento).

Isso permite que os usuários possam encontrar sua empresa e solicitar uma rota até o local, aumentando assim, as visitas em seu negócio local ou até mesmo as ligações recebidas.

Outra vantagem é que sua empresa pode aparecer nos resultados de busca (não apenas no Maps) quando usuários pesquisarem pelo segmento ou algum termo relacionado ao negócio. Por exemplo, na volta do trabalho para casa, você lembra que a ração do seu cachorro acabou e precisa comprar um pacote novo, provavelmente, você pegue o celular  e pesquise por “pet shop” ou “pet shot setor XX” e verá qual estabelecimento está mais próximo e dentro da sua rota e irá até o local. Prático, né?!

Feedbacks e avaliações

Outra vantagem do Google Meu Negócio é que ele permite que seus clientes façam avaliações e recomendações sobre o seu estabelecimento.

O feedback pode ocorrer através de estrelas (que variam de 1 a 5) ou de texto, podendo incluir imagens também.

💡 Leia também: Omnichannel: como aplicar essa estratégia na sua empresa?

Isso quer dizer que, de acordo com o nível de satisfação dos seus clientes, as avaliações trarão mais confiança e credibilidade ao seu negócio. Mas cuidado, o inverso (comentários negativos) também pode ocorrer. Por isso, procure sempre manter a excelência no atendimento. De toda forma, a ferramenta permite que o perfil oficial da empresa responda os comentários.

Como criar uma conta no Google My Business

Para criar uma conta neste serviço, é bem simples e rápido. Basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do Google My Business (ou, em português, Google Meu Negócio) e clique em “comece agora” (necessário possuir uma conta Google – Gmail);
  • Preencha o formulário com o nome da empresa e as demais informações exigidas;
  • Confirme as informações e aceite os Termos de Serviço.
  • Insira um número de celular e aguarde o envio de SMS do Google para confirmação da conta.
  • Digite o código enviado para o celular.
  • Pronto! Você será direcionado ao painel inicial de sua conta, onde poderá editar, personalizar e atualizar os dados da sua empresa sempre que necessário.

É importante ressaltar que o Google My Business não é destinado apenas para empresas que possuem um estabelecimento local. Caso o seu negócio seja apenas online (e-commerce, por exemplo), este serviço também é interessante. 

Agora que você já sabe como essa ferramenta gratuita do Google pode ajudar a dar mais visibilidade e, consequentemente, atrair mais clientes para o seu negócio, não perca tempo e crie uma conta agora mesmo.

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