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Entenda por que o Carnê de Pagamento é uma ótima opção para melhorar suas vendas

Entenda por que o Carnê de Pagamento é uma ótima opção para melhorar suas vendas

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Que oferecer diferentes formas de pagamento é uma excelente forma de atrair mais clientes para o seu estabelecimento não é novidade para nenhum lojista, né?! Boleto, dinheiro à vista, PIX, cartões de débito e crédito, transferência bancária… Mas o que poucos sabem é que o carnê de pagamento é uma opção que está sendo cada vez mais requerida pelos clientes. E é justamente sobre esta forma de pagamento que vou abordar neste artigo, vem comigo!

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre 2018 e 2019, mostrou que 3 em cada 10 brasileiros utilizaram o crediário (boleto a prazo, carnê ou cartão exclusivo para compra em determinada loja).

Mas, afinal, o que é um carnê de pagamento?

Bastante utilizado nas lojas do varejo até o início dos anos 2000, o carnê de pagamento é um documento que reúne as informações de todas as parcelas de uma compra realizada no crediário.

Há, basicamente, dois modelos de carnês de pagamentos. O primeiro é aquele utilizando há alguns anos, o carnezinho, onde o cliente precisa ir até sua loja para quitar a parcela. Apesar de ter um risco de inadimplência maior, quando utilizado da forma correta, pode trazer benefícios para o seu negócio.

O outro modelo, mais utilizado atualmente, é aquele com emissão de vários boletos e com recorrência mensal. Portanto, se o primeiro vencimento for no dia 07/05, o padrão seguirá para os próximos meses: 07/06, 07/07, e assim por diante.

Esse modelo é bastante utilizado por escolas, provedores de internet, alguns prestadores de serviços autônomos. E mais recentemente, voltou a ser adotado por grandes varejistas.

Algumas lojas online também estão adotando o carnê de pagamento. Mas isso depende da plataforma de e-commerce e dos gateways de pagamentos contratados.

Como funciona o carnê?

Aqui vamos abordar os dois modelos citados acima, para que você consiga identificar qual melhor se enquadra na realidade do seu negócio.

Carnê tradicional, sem código de barras

Pode parecer um pouco retrógrado esta forma de pagamento, mas realizada da forma correta, pode trazer grandes frutos ($$$) para a sua loja. Este modelo de carnê é semelhante a um bloco de talões. Nele você fornece todas as informações referente a venda realizada, mas para quitar as parcelas, o cliente precisará voltar até sua loja e realizar o pagamento. Conclusão: nada de código de barras.

modelo carne pagamento
Exemplo de um carnê de pagamento

Mas é aí que a magia acontece!

Ao voltar no seu estabelecimento, você aumenta as chances de realizar uma nova venda e acabar fidelizando o seu cliente.

Pensa comigo, você é dono de uma loja de roupas e uma cliente realizou uma compra e parcelou em 5 vezes no carnê. Todo mês ela vai ao seu estabelecimento realizar o pagamento da parcela. Digamos que durante este período, a coleção mudou e você adquiriu peças novas. Ao ir quitar a 4ª parcela da compra, você chega para essa cliente e fala “Estamos com uma coleção nova. Incrível! Você precisa ver as peças que chegaram”. E convenhamos, qual cliente vai resistir a pelo menos dar uma olhadinha?!

Este tipo de situação não aconteceria com vendas realizadas no cartão de crédito ou boletos. Você precisaria entrar em contato com essa cliente via ligação, whatsapp…

É claro que os outros meios de pagamentos também são válidos e você precisa tê-los em sua loja, aliás, quanto mais formas de pagamento você oferecer, mais chances de vendas você terá.

Com o SAGE-ERP da Microsum você consegue emitir boletos, carnês com código de barras, além do carnê de pagamento tema deste artigo. E tudo isso de forma fácil e rápida.

Quais cuidados devo ter ao fornecer esta forma de pagamento?

Muitos lojistas ficam receosos com o carnê por achar que o cliente vai dar o “calote” nele, uma vez que a única forma de receber é com o cliente indo até sua loja.

É por isso que no carnê deve estar especificado todas as informações referentes a venda em questão, incluindo o número da nota fiscal e, principalmente, a assinatura do cliente, onde ele informa que está ciente do compromisso firmado com o estabelecimento. Desta forma, o carnê possui validade de contrato, com valor legal.

Recomendamos que você realize sempre uma pesquisa do CPF do cliente no SPC e SERASA. É a melhor forma de você verificar se o cliente é um bom pagador ou não.

Além disso, você não precisa fornecer esta forma de pagamento a todos os seus clientes. Você pode ofertar esta opção para aqueles clientes mais antigos e que compram com uma certa frequência. Cabe a você analisar qual a melhor forma de implementar isso em sua loja.

Carnê de pagamento com código de barras

Este modelo pode ser considerado como uma união de vários boletos emitidos de uma vez para pagamento parcelado de produtos ou serviços.

Mas, não confunda o carnê de pagamento com o boleto bancário. Apesar de parecidos, são utilizados em situações distintas. Boletos são usados para pagamentos em uma única parcela, ou seja, à vista, enquanto o carnê possibilita que o consumidor faça o pagamento de forma parcelada.

Basicamente, para emitir uma cobrança no formato carnê, é necessário informar, obrigatoriamente, o nome completo, o CPF e o telefone do cliente. Dependendo de como o carnê (ou suas parcelas) vai ser entregue ao cliente, também é preciso informar um e-mail válido. Esses dados são uma exigência do Banco Central para as instituições de pagamento.

O lojista pode emitir um carnê de duas formas: pela sua própria empresa, também conhecido como crediário próprio, ou pela emissão de um carnê de pagamento online.

Quando a empresa escolhe o crediário próprio, ela é a responsável pelas cobranças e seus custos financeiros são com a emissão de cada um dos boletos. Entretanto, também assume todo o risco envolvido em caso de atrasos nos recebimentos.

Outros benefícios do carnê de pagamento

Certamente, após tudo que mostramos até aqui, você começou a cogitar a ideia de fornecer esta forma de pagamento aos seus clientes, não é mesmo?! Mas, para te ajudar um pouco mais nessa decisão, vamos te mostrar outros benefícios do carnê:

  • Fidelização de clientes: manter a proximidade e valorizar o cliente que já consome o seu produto ou serviço é uma excelente forma de impulsionar as vendas. Além disto, indo até o seu estabelecimento, o cliente estará propenso a realizar novas compras.
  • Novos clientes: fornecendo esta forma de pagamento, o lojista pode alcançar aquele público que não possui cartão de crédito ou não quer comprometer seu limite; pessoas que não possuem ou não movimentam contas bancárias (segundo o Instituto Locomotiva de Pesquisa, existem cerca de 45 milhões de pessoas desbancarizadas no Brasil).
  • Facilidade no parcelamento: o carnê permite que comprar com valores elevados sejam parcelados em mais vezes (claro que isso depende da negociação lojista x cliente).
  • Cobranças de juros e multas simplificadas: alinhado ao benefício anterior, você pode fornecer multa e juros mais baixos em parcelamentos extensos ou por atraso no pagamento. Com o SAGE-ERP da Microsum, essa atualização dos valores ocorre de forma automática (referente a cobrança dos débitos, renegociações inserindo juros e multas, …), assim, você não precisa pegar a calculadora para calcular o valor a ser cobrado do cliente.

Viu como o carnê de pagamento pode ser crucial para alavancar as suas vendas?! Com um sistema de automação comercial eficiente, tudo fica ainda mais fácil. E é por isso que possuímos soluções completas para atender as reais necessidades de nossos clientes.

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