Independentemente do tipo ou segmento de seu negócio, toda empresa tem um mesmo objetivo em comum: aumentar o seu faturamento. E neste momento de crise que estamos passando, as empresas estão buscando isto mais do que nunca. Mas, como aumentar a lucratividade sem aumentar, drasticamente, os custos e os riscos? As vendas por consignado podem ser uma ótima opção. Vem comigo que vou te mostrar as vantagens desse modelo e como o nosso sistema pode te ajudar.
O que é venda consignada?
A consignação é o método de venda onde o lojista ou fornecedor deixa seus produtos a cargo de outra empresa ou pessoa, sendo estas encarregadas de realizar as vendas. Se a mercadoria for vendida, este vendedor recebe uma comissão (já estabelecida entre as partes), caso não, os produtos são devolvidos para o fornecedor, sem custos ou multas. Prático, né?!
Quais as vantagens da consignação?
Trabalhar com vendas consignadas traz vantagens para ambos os lados, tanto para o lojista que fornece a mercadoria, quanto para o vendedor. Resumidamente, ocorre o seguinte: para o fornecedor, a vantagem é poder levar seu produto a um número maior de consumidores sem aumentar os custos com funcionários, aluguéis, entre outros. Já para os vendedores, é ter uma renda extra (ou até a principal), sem a necessidade de investimento em estoque e prejuízos quase nulos.
Claro que as vantagens não se resumem a isto e vamos falar sobre algumas agora:
Para o fornecedor:
- Não é preciso loja física ou e-commerce para expor os produtos – ou investir em espaços maiores e plataformas mais robustas. Claro que estas também são formas de aumentar o faturamento e devem ser consideradas, tudo vai depender do estilo do negócio;
- Se você tem interesse apenas em fabricar os produtos e repassar a vendedores consignados, não há necessidade de montar estratégias de vendas e marketing;
- Não é preciso arcar com custos extras relacionados com a troca de mercadorias com defeito ou fora do prazo de validade;
- Possibilidade de ter produtos em várias frentes de compras.
Para o vendedor:
- Sem preocupações com produção, desenvolvimento, estoque e outros processos envolvendo o produto;
- Sem necessidade de ter um espaço de armazenamento – caso necessário, é só acertar o que já vendido e pegar um novo lote de produtos;
- Não ter prejuízos caso o produto não seja vendido.
Até o consumidor leva vantagem neste modelo de venda, uma vez que terá o produto disponível com mais facilidade, preços razoáveis e garantia na compra.
E as desvantagens?
Comparado ao que já foi exposto neste artigo, as desvantagens da venda consignada são bem inferiores. A principal para os fornecedores será em casos de trabalhar com produtos que possuem prazo de validade e consumo latentes. Já para os vendedores, é depender de terceiros para ter os produtos. O ideal é trabalhar com pessoas/lojistas confiáveis.
Uma preocupação que alguns de nossos clientes relatam quando decidem trabalhar com vendas consignadas, é em como realizar um gerenciamento confiável. Nestes casos, deixamos eles tranquilos, mostrando como a nossa solução realiza isso com excelência.
Como realizar vendas no consignado?
Se você, lojista, pretende começar com venda consignada, é preciso levar algumas coisas em consideração. A primeira delas é ter um controle eficiente do estoque, visto que é preciso saber exatamente quantas peças possui e quantas estão com os vendedores. Fique atento ao que seus vendedores consignados falam, quais peças estão tendo mais saída, quais estão com as vendas baixas (questione o porquê). Desta forma, você saberá quais produtos deverá intensificar a produção, quais devem baixar o preço…
Agora você deve estar se perguntando como fazer pra saber exatamente as peças que estão com vendedores, quanto, em valores, você possui no consignado. No SAGE-ERP, é possível lançar a venda consignada para o vendedor, de forma que a mercadoria saia do estoque (como reserva) e a baixa dos produtos é realizada quando o vendedor faz a devolução (num período pré-estabelecido). Neste momento, você lança as peças vendidas e as devolvidas retornam para o estoque, sem causar interferência no financeiro.
Através do nosso gerenciador, você consegue acompanhar quais peças estão com os vendedores, filtrar por vendedor, quando que eles receberam a mercadoria e qual a data de devolução, entre outros.
E a garantia para o lojista?
É bem simples, dentro do nosso sistema, é possível criar um contrato para o revendedor. Neste contrato estará especificado o vínculo, a data de recebimento e devolução, quanto, em mercadoria, o vendedor está recebendo, entre outros tópicos que podem ser estabelecidos de acordo com a sua necessidade.
Além disto, você pode fazer uso de promissórias (assinadas e incorporadas ao contrato). Desta forma, utilizando a nossa tela de Cobranças, fica fácil gerenciar quais de seus revendedores estão atrasados na devolução da mercadoria ou pendentes de pagamento, entre outros.
Outro facilitador de nossa solução é a possibilidade de baixa automática na mercadoria/promissória de seu revendedor, sem a necessidade de um encontro pessoalmente. Para isto, basta você emitir um boleto no valor da promissória e enviar para seu revendedor. Em alguns casos, o vendedor informa que faltam poucas peças e gostaria vende-las primeiro antes de renovar o estoque. Com a quitação do boleto, você já resolve a questão do financeiro.
Conclusão
Tudo vai depender de como você negociar com seus vendedores consignados. Para ter a melhor experiência com o consignado e conseguir aumentar sua lucratividade, estabeleça prazos com os vendedores informando de quanto em quanto tempo deverão prestar contas do que foi vendido. Muitos empreendedores estabelecem o prazo de 30 dias.
Use as nossas ferramentas para auxiliar na sua gestão, deixando seu trabalho bem mais fácil.