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Como aumentar as vendas do e-commerce com o marketing sazonal

Como aumentar as vendas do e-commerce com o marketing sazonal

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Assim como nas lojas físicas, no e-commerce também há aqueles períodos onde as vendas acabam sendo baixas. E isso ocorre porque existem períodos específicos onde os consumidores estão mais propensos a comprar. São as chamadas datas comemorativas. São nesses momentos onde o marketing sazonal surge para maximizar as suas oportunidades e, consequentemente, as vendas.

Quando falamos de datas comemorativas, nos vem à mente aquelas tradicionais, como Natal, dia das mães, dos namorados, black friday, entre outros. Mas a verdade é que existem diversas outras datas que a sua loja pode aproveitar para dar aquela alavancada no faturamento. Claro que, para isso acontecer, é necessário planejamento.

Ficou curioso para descobrir como aumentar as suas vendas com o marketing sazonal? Então continue lendo esse artigo.

O que é o marketing sazonal?

Uma loja virtual deve sempre trabalhar estratégias de marketing para aumentar sua visibilidade e atrair novos clientes. Afinal, não só porque você criou um e-commerce, que os clientes te encontrarão facilmente no mundo digital. 

Mas, com o tempo, você e sua equipe percebem que as datas comemorativas geram um trabalho maior para conseguir atrair aquele cliente que já está propenso a realizar uma compra.

💡 Leia também: Como aumentar as vendas da sua loja com um e-commerce

Isso ocorre porque, nessas datas específicas, o seu cliente acaba sendo “bombardeado” com diversas lojas, realizando diferentes promoções e você precisar se destacar para conseguir convencer o consumidor que a sua loja é a melhor opção. É aí que entra o planejamento do marketing sazonal.

Marketing sazonal é o conjunto de estratégias utilizadas para impulsionar as vendas de uma empresa em determinados períodos do ano. É importante destacar que a sazonalidade é algo que muda bastante, em função do segmento em que o empreendimento atua. Por exemplo, se você possui um e-commerce de brinquedos, o dia das crianças e o Natal são datas onde a demanda aumenta. Entretanto, o dia dos namorados não tem o mesmo impacto.

Entre as principais datas sazonais, podemos destacar:

  • Períodos tradicionais para presentear, como o Natal, dia das mães, dos pais, dos namorados, etc.;
  • Grandes promoções, como a Black Friday e o Dia do Consumidor;
  • Aquelas específicas, criadas pelo próprio e-commerce, como o aniversário da loja.

Qual a importância do marketing sazonal?

Todas as lojas, incluindo e-commerces, realizam campanhas sazonais, mesmo que não percebam. Campanhas de Natal, dia das mães, entre outras, acabam sendo normais e, praticamente, obrigatórias, mas não deixam de ser sazonais.

Contudo, entender sua importância ajuda a ter um melhor planejamento para essas datas, com foco no objetivo da ação e nos resultados esperados. Separamos alguns pontos que te farão investir no marketing sazonal.

Aumento das vendas

Todo lojista sabe que existem datas onde o faturamento aumenta consideravelmente. São momentos naturais e esperados de consumo, onde a empresa deve dispor de toda sua capacidade para atrair clientes.

Um bom marketing nestas datas pode fazer com que a loja se torne referência e consiga atrair um maior número de clientes.

Fidelização de clientes

Se a sua loja realizou uma boa campanha de marketing sazonal, você conseguirá não apenas atrair novos clientes em outras datas, mas fará com que aquele cliente que teve uma excelente experiência de compra neste momento, crie expectativas para as próximas compras.

Criação de períodos de alta demanda

Se a sua loja consegue aumentar o faturamento e atrair novos clientes em datas comemorativas tradicionais, por que não criar datas próprias para seu e-commerce?!

Neste caso, é importante pesquisar datas que façam sentido para o seu segmento. Por exemplo, se você possui um e-commerce de roupas de praia, pode aproveitar a data de início do Verão e período de férias.

Além disso, você pode aproveitar o lançamento de uma nova coleção, queima de estoque. Usar a data de aniversário da loja também é uma ótima oportunidade.

As vantagens dessas datas é que a concorrência é menor e a sua loja consegue aumentar o faturamento em momentos de baixa demanda.

Como planejar uma campanha de marketing sazonal?

Após tudo o que mostramos até aqui, você certamente já entendeu a importância do marketing sazonal e quer planejar da melhor forma possível para aplicar no seu negócio, certo? Dividimos esse processo em 5 etapas.

 1. Crie um calendário

Para que sua campanha tenha o máximo de retorno possível, é preciso que o planejamento seja feito com bastante antecedência. Neste ponto, recomendamos que o planejamento esteja pronto com, pelo menos, 1 mês de antecedência. 

Para isso acontecer, é preciso que faça um calendário com todas as datas comemorativas (que façam sentido para seu negócio e segmento). Assim você e sua equipe já saberão quando devem iniciar o planejamento e evitar de lançar uma campanha às pressas (que quase sempre acontece alguma coisa de errado).

2. Defina a linguagem da campanha

Diferente de outras campanhas, o marketing sazonal precisa que a linguagem e mensagem a ser adotada pela loja esteja de acordo com a data em questão e alinhado com as expectativas do seu público.

É normal que a sua loja tenha uma linguagem: identidade visual, voz e personalidade, que são trabalhadas constantemente. Mas, existem variações para essas datas que podem ser realizadas sem que a loja perca a sua essência, por exemplo:

  • Tipos de posts;
  • Comunicação com o público nas redes sociais; 
  • Conteúdos que façam referência a data especial.

Faça um levantamento de tudo o que pode ser feito para a data e inclua as ações necessárias no planejamento.

3. Defina os canais de comunicação

Toda campanha de marketing precisa ser veiculada em canais de comunicação para conseguir atingir o público desejado. Algumas ações que podem ser adotadas:

  • conteúdos em redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube…);
  • anúncios pagos no Google Ads e no Facebook Ads;
  • parcerias com influenciadores digitais;
  • e-mail marketing;
  • estratégias de SEO para o seu site.

Analise o que faz sentido para sua loja e seu público. É importante alinhar essa etapa com o orçamento destinado à campanha.

4. Coloque em prática

Definidos os canais de comunicação, tipos de mídias adotadas e a linguagem da campanha, é hora de colocar a mão na massa.

É nesta etapa que todo o processo criativo é realizado. Os banners do site, as postagens das redes sociais, os vídeos, criação das landing pages, automações, etc.

💡 Leia também: Lei do e-commerce: como adequar sua loja

Deixe tudo pronto para que, quando a campanha estiver no ar, sua equipe esteja focada no atendimento ao cliente e as possíveis correções (porque sabemos que ajustes sempre acontecem).

5. Analise os resultados

Esta etapa é extremamente importante. Não deixe de mensurar os resultados de todas as ações realizadas em suas campanhas de marketing sazonal. Confira qual foi o faturamento, número de pedidos realizados no site, pessoas alcançadas, carrinhos abandonados… 

Assim, você poderá entender o que deu certo e o que não funcionou tão bem, sendo possível ajustar as suas estratégias para as próximas campanhas.

Com essa prática, você alcançará números cada vez melhores e aproveitará ao máximo os períodos de sazonalidade da sua empresa.

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