Como o valor agregado pode aumentar as vendas no varejo

Como o valor agregado pode aumentar as vendas no varejo

Última atualização:

27/10/2022
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Toda empresa que queira aumentar suas vendas precisa considerar todos os fatores que possuem o potencial de influenciar o consumidor a adquirir seus produtos. 

Quando dizemos isso, estamos falando sobre ir além do preço de venda. É mais sobre algo que só o seu negócio possui e consegue entregar aos clientes, não estando, necessariamente, relacionado a qualidade ou benefícios de um produto ou serviço.

Pode ser uma entrega super rápida, um atendimento excelente, um brinde exclusivo… Estamos falando sobre o valor agregado do produto, que está diretamente relacionado a melhorar a experiência de compra do cliente

Se você quer saber como criar valor agregado em seus produtos e fidelizar seus clientes, continue lendo esse artigo.

O que é o valor agregado de produto?

O valor agregado pode ser definido como um conjunto de benefícios que o consumidor recebe além daquilo que ele, de fato, comprou. Essa percepção é mais subjetiva, mas que ele percebe como um diferencial que apenas sua empresa possui.

Por ser algo subjetivo, é difícil de ser calculado e, por isso, não deve compor o custo final de venda da mercadoria. 

O valor agregado está relacionado a todos os benefícios e ganhos que o cliente terá ao adquirir aquele produto na sua loja e que nenhum de seus concorrentes é capaz de oferecer.

Diferença entre valor agregado e valor percebido

O valor agregado é tudo aquilo que gera valor a um produto durante a jornada de compra, além do preço, como a embalagem, o atendimento, etc. Já o valor percebido é o feedback do cliente, envolvendo o custo-benefício que ele atribui ao produto adquirido.

Todo cliente, inconscientemente, faz uma análise entre o preço do produto e os benefícios que ele oferece. Desta forma, agregar valor se faz extremamente importante, uma vez que o consumidor pondera não apenas os prós e contras da mercadoria que pretende adquirir, mas também as vantagens que apenas a sua loja oferece.

Sabe quando você está procurando por algum produto e opta por uma loja, não apenas pelo preço, mas porque o parcelamento é facilitado, o frete é mais rápido ou possui a opção de embalagens para presentes gratuita? Pois então, esse é o valor agregado atribuído a empresa, que vai além do valor percebido.

Qual a importância do valor agregado para o varejo?

O mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes nas compras. Por isso, surpreender o cliente é fundamental. Isso se torna um diferencial da sua marca, o que pode aumentar suas chances de vendas.

Essas ações levam ao consumidor a percepção de exclusividade, algo que apenas o seu negócio é capaz de oferecer. Ao agregar valor, você consegue destacar os produtos que vende.

Ou seja, um produto com alto valor agregado tem a capacidade de aumentar a competitividade da sua loja, atraindo novos clientes e fidelizando aqueles que já compraram em seu estabelecimento.

Exemplo de valor agregado

Como deu para perceber, nem sempre o consumidor é capaz de perceber o valor agregado durante o processo de experiência de compra.

Vamos a um exemplo prático? Suponhamos que você irá a uma festa de aniversário, precisa comprar um presente e opta por uma joia.

Após pesquisar em alguns sites e ir em algumas lojas físicas, possui essas duas opções de presente da imagem abaixo:

embalagens joias valor agragado prancheta 1
Exemplo de embalagens diferentes que podem agregar valor a um produto ou não.

Qual das duas opções você escolheria? Provavelmente deve ter optado pela segunda opção, não é mesmo?! Por mais que o preço final possa ser um pouco maior, as vantagens oferecidas por essa loja são melhores.

Isso ocorre porque o estabelecimento que oferece uma embalagem mais sofisticada conseguiu agregar valor ao seu produto e se destacar de seus concorrentes.

Ou seja, por mais que o produto final, a joia, seja o mesmo, a embalagem cumpre a função, neste caso, de despertar a curiosidade de quem está recebendo o presente. E isso interfere na decisão de compra de quem irá presentear.

Como agregar valor a sua empresa?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do valor agregado, está na hora de mostrar como aplicar em seus produtos ou serviços.

Conheça seu público

Provavelmente você percebeu que o valor agregado está diretamente relacionado a percepção do cliente com a sua marca. E para surpreendê-lo, é preciso que você saiba o que o consumidor espera.

Conhecer o perfil dos seus clientes fará com que você seja mais assertivo nas ações a serem realizadas. Por exemplo, existem clientes que, ao entrar em um estabelecimento, não gostam de serem “interrompidos” por vendedores. Outros já preferem um atendimento personalizado.

cesto de compras valor agregado prancheta 1
Exemplo de loja com cestos de cores diferentes dependendo da vontade do cliente em ser atendido

Surpreenda os clientes

A maioria das pessoas gostam de ser surpreendidas e com os seus consumidores ocorre o mesmo. Não precisa ser nada muito caro.

Você pode enviar um e-mail marketing na data de aniversário e oferecer um cupom de desconto personalizado; enviar um brinde surpresa; oferecer um ambiente aconchegante, com música ambiente e atendimento personalizado… As opções são várias.

Atendimento de qualidade

O atendimento ao cliente é algo que agrega muito valor a uma mercadoria ou empresa. Em muitos casos, o cliente dá mais importância ao atendimento recebido do que ao preço do produto.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hibou, 50% dos consumidores afirmam que o atendimento é o principal fator para se tornarem fiéis a uma marca.

Enquanto isso, uma pesquisa da Vonage aponta que 58% dos consumidores nunca mais voltam a comprar em alguma loja onde tenham vivenciado uma experiência de compra negativa.

O cliente precisa de um atendimento humano e empático, com um vendedor que conheça bem o produto que está vendendo. Considere a necessidade de engajar e realizar treinamentos com sua equipe.

Destaque os benefícios do produto

Independente de qual seja o produto, certamente ele possui alguma característica que se sobressai às demais. É o momento de evidenciá-la.

Pode ser o preço, melhor acabamento, tempo de garantia, entre outros. 

💡 Leia também: Como aumentar as vendas do e-commerce com o marketing sazonal

Esteja atento a todos os detalhes do que você vende. Tudo conta na hora de chamar a atenção dos consumidores, desde o prazo de entrega, se for o caso, até a embalagem da mercadoria. É o momento de fazer com que o seu cliente deseje seu produto.

Peça feedbacks dos clientes

Se você não sabe qual é a percepção dos seus clientes quanto ao seu negócio (seja o atendimento, o preço, qualidade do produto, etc), como você poderá aprimorar a experiência de compra?

Mesmo que na sua visão de gestor esteja tudo ocorrendo bem, é a opinião do cliente que deve prevalecer. Desta forma, você poderá tomar alguma decisão para corrigir o erro.

Invista em estratégias que incentivem os consumidores a darem feedbacks. Caso tenha dificuldades, tente recompensá-los pelas opiniões.

Tenha mais de um canal de venda

Conforme dissemos anteriormente, o mercado e o comportamento de compra do consumidor mudaram. É preciso que sua empresa acompanhe essas mudanças.

Invista em diferentes canais de venda. A estratégia omnichannel é fundamental para gerar mais valor ao seu negócio. Ao integrar e expandir os canais, seus clientes podem ter uma experiência de compra satisfatória, independente do meio utilizado para adquirir o produto (loja física, whatsapp, e-commerce, marketplace, etc).

Agregue valor ao seu negócio com o SAGE-ERP

Agora que você já sabe como agregar valor aos seus produtos, saiba que é possível elevar ainda mais o seu negócio com um sistema de gestão completo e integrado, como o nosso SAGE-ERP.

A nossa solução agiliza a rotina do dia-a-dia e te permite focar nas estratégias da sua empresa, diminuindo a preocupação com questões complexas, burocráticas e manuais.

Com o SAGE-ERP você conta com:

  • Financeiro integrado ao fluxo de caixa, vendas e estoque;
  • Conciliações bancária e fiscal;
  • Poderoso painel de cobranças para reduzir a inadimplência;
  • Possibilidade de oferecer mais de uma forma de pagamento;
  • Integrar o sistema com plataformas de e-commerces e marketplaces.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça melhor a nossa solução.

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress