Se a sua intenção é aumentar seu faturamento nada melhor que utilizar as datas comemorativas para turbinar suas vendas.
Já reparou que o Natal é uma das melhores épocas para o varejo em geral? Todo ano milhares de pessoas vão as ruas em busca de garantir os presentes de Natal para as reuniões de familiares ou amigos.
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De modo geral essa época do ano e muito interessante para o varejo, com a chegada do décimo terceiro as pessoas tendem a gastar mais e aproveitar oportunidades de comprar produtos desejados o ano todo. Com essa ideia em mente separamos algumas dicas para vocês aproveitar essa época do ano para melhorar o desempenho da sua loja nesse período tão desejado.
1 – Analise dados de anos anteriores
Uma dica importante, e recomendamos que comece seu planejamento com ela, é analisar os dados de anos anteriores ou pelo menos do último.
Essa análise vai te ajudar a elaborar estratégias para este ano, como, por exemplo, quais foram os produtos mais vendidos.
Isso é importante para você saber qual caminho deve seguir, qual linha de produtos deve apostar, o grupo de clientes propensos a adquirir esses produtos, quais canais e mídias deve investir, entre outros.
2 – Fique atento as tendências
É comum nessa época a divulgação de pesquisas mostrando quais produtos a população está buscando, quanto pretende gastar, se já estão buscando preços ou vão deixar para ir às compras mais próximo a data, entre outros.
Desta forma, você consegue planejar, encomendar produtos com antecedência, elaborar promoções, etc. Mantenha-se informado, isto pode ser crucial para alavancar suas vendas.
3 – Analise os concorrentes
Todos querem se destacar em meio aos concorrentes. E não tem nada demais em dar uma “espiadinha” no que eles estão fazendo.
Veja se eles estão trabalhando com campanhas, quais são essas campanhas; quais produtos estão ofertando; qual a porcentagem de desconto que estão trabalhando, etc.
Não use esses dados com o intuito de copiar as estratégias deles, mas utilize para elaborar as suas próprias. Use destas informações para mostrar o seu diferencial.
4 – Antecipe os pedidos com os fornecedores
Lembra quando falamos para você analisar os dados do ano passado? Pois então, identificando os produtos com tendência maior de saída nesta época do ano, você pode preparar o seu estoque para que não falte mercadoria.
Isso se faz necessário também se você possui e-commerce, pois com o produto em estoque, você reduz o prazo de entrega, que é um dos fatores determinantes para um cliente realizar ou não uma compra. Convenhamos, nesse período, todos querem receber seus produtos o quanto antes, né?!
Outra vantagem em antecipar seus pedidos é a capacidade de negociar os preços com seus fornecedores. Se você deixar para pedir mais próximo às datas comemorativas, pode se esbarrar em preços mais altos, e ninguém quer isso neste momento.
5 – Segmente seu público
Neste tópico não estamos dizendo para você focar em uma parte de seus clientes e esquecer da outra, mas sim, mostrar o produto certo, para o cliente certo e no momento certo.
Se você possui um sistema de gestão, é bem provável que tenha um histórico de compras destes clientes. Com isso, você consegue identificar e criar grupos de clientes com um perfil parecido e direcionar campanhas específicas para eles. Envie um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp.
6 – Recupere clientes inativos
Recuperar clientes inativos pode ser uma das maneiras mais simples e baratas de aumentar seu faturamento, uma vez que essas pessoas já conhecem seu negocio e seu produto.
Crie algum tipo de relacionamento, seja por e-mail, mensagem, trafego pago ou WhatsApp. Informando esses clientes das suas promoções de Natal.
Você conciliar essa dica com a anterior.
7 – Divulgue suas promoções
Use e abuse das suas redes sociais. Chame seus clientes para comparecerem a loja ou ao seu site. Já aproveitando, crie banners e postagens chamativas para atrair seu público e despertar nele o desejo de compra.
Utilize de cupons de desconto em seu e-commerce. Hoje, as possibilidades são bem variadas, você pode oferecer:
- Descontos para primeira compra;
- Frete grátis (acima de determinado valor ou não);
- Criar descontos progressivos;
- Cupom com X% de desconto por um prazo determinado;
- Vale presente (podendo ser usado no site e/ou na loja física;
- Usar o “Compre Junto”, mostrando produtos similares ou que complemente o que seu cliente está adquirindo.
Enfim, as possibilidades são infinitas.
8 – Ofereça formas de pagamento diferenciadas
Uma ótima forma de estimular o consumo de seus clientes é oferecer as melhores condições de pagamento, deixando que optem pelo que for melhor para eles.
Atrele isso a sua estratégia. Ofereça um desconto maior para pagamentos à vista (boletos, transferências, débito…), tenha parcelamento no cartão sem juros (estabeleça um limite de parcelas).
Claro que, antes disso, você deve analisar bem a sua margem de lucro, as taxas que sua adquirente está cobrando, para não ter prejuízos futuramente.
9 – Excelência no atendimento
Nesta época, as ruas e o comércio ficam bem mais movimentados. E com um número maior de pessoas comprando, as chances de ocorrer algum transtorno também aumentam. Tenha uma equipe treinada e capacitada para oferecer um bom atendimento e ser capaz de resolver possíveis imprevistos.
Além disto, é imprescindível que você também ofereça um ótimo pós-venda. Desta forma, suas chances de fidelizar o cliente aumentam.
10 – Tenha um sistema de gestão eficiente
Você precisa contar com um sistema de gestão que seja completo, fácil de usar e ágil. Assim, você diminui o tempo de fila no caixa de sua loja, mantem o estoque sempre atualizado e consegue analisar o financeiro em tempo real.
Se você possui e-commerce, é interessante que ele esteja integrado ao seu sistema ERP, pois isto reduz, e muito, os procedimentos operacionais do seu negócio, otimizando ainda mais a sua gestão e melhorando a experiência de compra de seu cliente.
No mais, nós da Microsum Tecnologia desejamos um Feliz Natal a todos! Negócios prósperos e vidas cheias de boas surpresas. Boas festas!