logo blog microsum
Pesquisar
Conheça as mulheres que revolucionaram a tecnologia

Conheça as mulheres que revolucionaram a tecnologia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Pra começar, se você está lendo esse artigo pelo computador de sua casa/trabalho ou através do celular e usando o Wi-Fi, saiba que existem mulheres por trás do desenvolvimento destas tecnologias. Apesar de ser uma área constituída em sua maioria por homens, elas possuem um papel importante para a sociedade como conhecemos hoje. Separamos algumas personalidades, históricas e atuais, que fizeram e fazem a diferença na área. Confesso que escolher apenas algumas não foi fácil, mas vamos lá!

Ada Lovelace – a primeira programadora da história

01 ada lovelace

Nascida em 1815, era apaixonada por matemática. Sabe esse computador que você utiliza? Pois então, pode-se dizer é graças a ela. Após traduzir um artigo de um engenheiro militar italiano sobre a Máquina Analítica, Ada criou um algoritmo para a máquina analítica de cálculo de números de Bernoulli. Esse algoritmo é considerado o primeiro a ser implementado por um computador.

Grace Hopper – a Grande Dama do Software

02 grace hopper

Primeira mulher PhD em Matemática, Grace foi analista de sistemas da Marinha dos EUA entre as décadas de 40 e 50. Durante este período, criou a linguagem de programação Flow-Matic, sendo primeira adaptada para um idioma humano. Anos mais tarde, em 1959, esta linguagem serviu como base para a criação do COBOL (primeiro computador digital em larga escala).

Hedy Lamarr – a atriz que descobriu o Wi-Fi

03 hedy lamarr

A atriz, que já foi considerada a “mulher mais bonita do mundo”, era apaixonada pela Ciência. Hedy, ao observar um piano, percebeu que cada tecla emitia uma frequência de longo alcance diferente e questionou como isso poderia ser usada em aspectos de comunicação militar. Projetado juntamente com o compositor George Antheil, o sistema foi concebido para que estações de radiocomunicação mudassem o seu sinal 88 vezes seguidas. Este sistema foi adotado pela Marinha dos Estados Unidos, que despistava inimigos ao alterar rotas. Anos mais tarde, a invenção foi usada para o desenvolvimento da telefonia celular e do Wi-Fi e Bluetooth.

Marie Van Brittan Brown – a mulher que inventou as câmeras de segurança

04 marie van brittan brown

Enfermeira com horários de trabalho irregulares, Marie se sentia insegura em chegar em casa sozinha. Diante disso, em 1966, ela idealizou e patenteou um sistema de monitoramento doméstico: uma câmera motorizada mostrava imagens do ambiente em um monitor. Depois de um tempo, empresas começaram a adotar o sistema de monitoramento, tornando-se uma importante base para os sistemas atuais.

Katherine Johnson – a mulher que colocou o homem no espaço

05 katherine johnson

Uma das mulheres que teve sua história retratada no filme “Estrelas Além do Tempo” (inclusive recomendamos que assista), Johnson é conhecida pelos cálculos para exploração espacial. Em 1962, realizou os cálculos que levaram o homem ao espaço (história contada no filme). Mas não é só isso, ela também é conhecida por ser a primeira mulher negra a entrar para um curso de pós-graduação na West Virginia State University. Mas seu trabalho mais relevante está relacionado aos cálculos da missão da Apolo 11 (primeira ida a Lua), em 1969.

Susan Wojcicki – a CEO do YouTube

06 susan wojcicki

Considera uma das mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, Susan é CEO da maior plataforma de vídeos da internet, aliás, foi ela quem propôs ao conselho da Google que comprasse o YouTube, em 2006. Sabe aquela história de grandes empresas que começaram dentro de uma garagem? Pois bem, os fundadores da Google montaram o escritório na garagem de Susan. Em 1999 ela tornou-se gerente de Marketing da empresa e trabalhou no desenvolvimento do Google Imagens e Google Books.

Estas são apenas algumas das mulheres que revolucionaram o mundo da tecnologia na história e atualidade, a lista é enorme e esse artigo também ficaria. Claro que brasileiras também possuem papel de destaque nessa área. Separamos aqui algumas mulheres da atualidade bastante influentes no ramo da tecnologia.

Diana Assennato

07 diana assennato

Considerada, em 2014, a inovadora do ano pela revista Proxxima, pela criação da Arco, sistema de pagamento online. Hoje ela gerencia a Ada, veículo que fala sobre tecnologia, internet e cultura digital através da perspectiva feminina. Seu principal objetivo é aproximar as mulheres da tecnologia.

Camila Farani

08 camila farani

Um dos tubarões do programa Shark Tank Brasil (atração voltada para que empreendedores captem recursos para realizar seus projetos), Camila é conhecida por ser uma investidora e cofundadora da G2 Capital, empresa que foca seus investimentos em empresas ligadas ao campo da tecnologia. Ela também é lembrada como uma dos principais investidora-anjo do país, principalmente em startups.

Paula Bellizia

09 paula bellizia

Formada em Ciência da Computação, Bellizia passou pelo Facebook e Apple antes de se tornar General Manager da Microsoft no Brasil. Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente de Vendas, Marketing e Operações da Microsoft América Latina. Além da representatividade (através da ocupação deste cargo), ela se destaca por trazer diversas ações para promover a diversidade dentro da empresa e no mercado, tendo como exemplo um comitê voltado para mulheres, negros, LGBT’s e pessoas com deficiência dentro da Microsoft.

Mas me diz aí, você já conhecia alguma destas mulheres ou o trabalho delas? Imaginava que muitas das tecnologias usadas hoje, têm os dedinhos delas? Vai lá nas nossas redes sociais, comente o que achou desse artigo e se você sabe de mais alguma personalidade feminina da tecnologia, conta lá pra gente.

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress