Dia das Mães: dicas e ideias de como aumentar suas vendas

Dia das Mães: dicas e ideias de como aumentar suas vendas

Última atualização:

28/04/2023
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Os lojistas estão sempre esperando por alguma data comemorativa, pois isso significa aumento das vendas. Algumas possuem uma procura maior do que outras. O Dia das Mães é uma dessas.

Essa data é considerada a segunda mais importante (no quesito vendas) do ano, ficando atrás apenas do Natal. Para se ter uma ideia, em 2022, considerando apenas o e-commerce, o Dia das Mães gerou um faturamento de R$ 6,4 bilhões, de acordo com o relatório da Allin. O ticket médio foi de R$ 449,78.

Em 2023, o Dia das Mães será celebrado em 14 de maio e como vimos, essa data é capaz de dar um “boom” no comércio com o aumento sazonal das vendas. Pensando nisso, reunimos algumas dicas e ideias para você arrasar no planejamento e ter um período incrível nas vendas.

Tenha um planejamento

Essa dica serve para qualquer data comemorativa. Aliás, para ter uma gestão eficiente e conseguir alavancar os negócios, é preciso planejamento.

Mas voltando ao Dia das Mães, o planejamento financeiro é o primeiro (e um dos mais importantes) a ser realizado. Isso porque é através dele que você saberá o que pode ser realizado ou não em sua estratégia. 

Quanto você possui em caixa? Quanto pode investir? Qual a previsão de faturamento? Essas são algumas perguntas que você precisa saber antes de colocar sua estratégia em prática.

O marketing, a compra de produtos para estoque e a decoração da loja também devem entrar nesse planejamento. Um planejamento bem executado pode contribuir para a fidelização de novos clientes, que vão voltar à loja em outras ocasiões. 

Crie uma campanha criativa

Esse é um período onde inúmeras varejistas estão anunciando, então é preciso se destacar da concorrência. Uma forma de fazer isso é criando uma campanha que fuja do óbvio, que seja especial e trabalhe com o emocional dos seus clientes, não fugindo, claro, da identidade/personalidade da sua marca.

Aqui é importante destacar duas coisas. A primeira é que você deve procurar fugir do senso comum e estereótipos, como os relacionados à maternidade ou donas de casa, etc. 

A segunda é que você deve lembrar que quem realiza as compras não são necessariamente as mamães, elas são presenteadas. Leve isso em consideração.

Para isso, conheça bem o seu público-alvo, direcionando a abordagem da campanha de acordo com suas preferências e necessidades.

Deixe a sua loja preparada

É comum nessas datas, as lojas físicas estarem decoradas para atrair mais clientes. Essa estratégia indica para seus clientes que você já “está no clima” do Dia das Mães e, inconscientemente, que os preços estarão legais.

Quanto à fachada/vitrine, aposte em uma decoração que chame a atenção de quem está passando, mas de forma criativa e não apelativa. 

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Mulher olhando vitrine de uma loja

Já para o seu e-commerce, aposte em banners temáticos; se possível, use cores que se aproximem da data, mas sem descaracterizar sua marca; crie uma categoria exclusiva para presentes. As possibilidades aqui são várias.

Promoções atrativas e criativas

Além dos descontos tradicionais (de XXX por XX), busque por alternativas que aumentem o ticket médio. Pode ser desconto progressivo (quanto mais produtos, maior será o desconto).

Leia também: Como o valor agregado pode aumentar as vendas no varejo

Criar combos e kits de produtos, também é uma ótima alternativa, uma vez que nessa data os consumidores querem dar um bom presente ao mesmo tempo que gostariam de economizar. Lembre-se de analisar bem sua margem de lucro na hora de realizar os descontos.

Produtos Estratégicos

Pelo seu sistema de gestão, acesse o histórico dos anos anteriores e veja os produtos (ou categorias) mais vendidas e deixe-os em locais de fácil acesso ou por onde os clientes transitam dentro da sua loja, mas não esqueça de manter a boa acessibilidade.

Na sua loja virtual, você pode criar categorias estratégicas e deixá-los visíveis na página inicial, de forma que assim que seus clientes acessarem seu site, já verão os produtos.

Veja as tendências que estão em alta no seu nicho e certifique-se de tê-las disponíveis em sua loja.

Dê a opção de cartão presente

Alguns consumidores ficam com bastante dúvidas na hora de escolher um presente e ficam com medo de errar o tamanho, a cor ou mesmo da pessoa presenteada não gostar.

A alternativa é ter cartões presentes com diversas opções de valores para que a mãe possa escolher pessoalmente o presente desejado conforme o valor estipulado.

Crie um cartão atraente, decorado, capaz de gerar conexão, com um espaço para escrever uma mensagem. Um envelope ou uma caixinha personalizada com sua marca também é interessante.

Use e abuse das redes sociais

As redes sociais são um ótimo canal para interagir com o seu público e criar conexão. Crie um cronograma especial para o Dia das Mães, misturando anúncios promocionais com conteúdos que gerem valor para a audiência.

Como dissemos anteriormente, saia do clichê. Existem diferentes tipos de mães, certo?! Então faça um guia de presentes para cada tipo de mãe. Outra ideia é fazer enquetes e stories interativos no Instagram.

Influenciadores

Também é possível fazer ações com influenciadores digitais e atingir um público ainda maior. Claro que para isso é preciso analisar a viabilidade. Não precisa, necessariamente, ser um influencer super famoso com milhões de seguidores, mas pode ser alguém bastante conhecido na sua cidade.

Encontre personalidades que sejam voltadas para o seu público e faça parcerias para produzir conteúdos exclusivos para a sua marca.

Invista em divulgação

Do que adianta criar uma campanha incrível e os seus clientes não ficarem sabendo?! Por isso, vale investir em campanhas pagas através do Google Ads e da Meta Ads (Facebook e Instagram). E-mail marketing para a sua base de clientes também é interessante.

Essa ação deve ser definida lá na primeira dica que demos neste artigo, o planejamento, onde estará definido o orçamento e a meta de vendas. Aqui, é preciso segmentar bem seu público para atingir as pessoas certas, seja para o seu e-commerce quanto para visitas na sua loja física.

Se você não sabe como fazer essas ações da forma correta, procure profissionais de marketing especializados. É melhor investir um pouco mais e ter a certeza do retorno desse investimento.

Prepare o seu atendimento

Com o aumento do fluxo de clientes, é normal também haver aumento de solicitações de atendimento. Certifique-se de atender os consumidores nos diferentes canais disponíveis, seja via WhatsApp, Direct do Instagram, telefone ou e-mail.

É indispensável oferecer um atendimento de excelência, que resolva qualquer dúvida ou problema com agilidade, empatia e eficiência.

Gostou das nossas dicas e ideias para vender no Dia das Mães? Sem dúvidas, a sua loja estará mais preparada para ter um Dia das Mães de sucesso. Boas vendas!

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