logo blog microsum
Pesquisar
Os benefícios do controle de estoque por RFID

Os benefícios do controle de estoque por RFID

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Um dos principais desafios no dia a dia de qualquer lojista, sem dúvidas, é manter o controle do estoque. Furos no estoque, mercadoria vencida, inventário/balanço demorado…

Justamente por ser algo tão complexo, muitos gestores acabam não dando tanta atenção. E é aí que está o erro, pois é no estoque que estão armazenados os ativos da empresa. E as informações contidas nele impactam outros setores, como o de compras, comercial, financeiro, entre outros.

💡 Leia também: Aprenda a fazer a precificação correta dos seus produtos

Mas, e se a gente te contar que existe uma forma de tornar o controle de estoque muito fácil e o inventário mais rápido? Parece um sonho, não é mesmo?! Isso é possível ao fazer uso da tecnologia RFID. Calma que vamos explicar tudo nesse artigo.

O que é a tecnologia RFID

A tecnologia de RFID (Radio frequency identification, ou, em tradução livre, Identificação por radiofrequência) são técnicas que utilizam a frequência de rádio para captura de dados.

Uma etiqueta RFID é composta por um pequeno microchip, além de uma pequena antena, onde são armazenadas uma variedade de informações digitais sobre um item específico. Essas etiquetas podem ser encapsuladas em plástico, papel ou material similar, e fixadas ao produto ou a sua embalagem. 

15 modelo etiqueta rfid
Exemplo de modelo de etiqueta RFID

Ao contrário do que ocorre com os códigos de barras, no RFID você pode informar todos os dados importantes e necessários, como cor, tamanho, lote, vencimento, entre outros. Outra diferença é que cada unidade do produto em questão possui uma identificação/etiqueta única e exclusiva, o que não é possível com o código de barras.

E como funciona o RFID?

A etiqueta é interrogada por um leitor RFID que transmite e recebe sinais de rádio para e da tag. As informações recebidas pelo leitor são armazenadas e processadas em um software/app específico e integradas com o sistema de gestão ERP

Leitura de etiquetas RFID

Os leitores podem ser colocados em diversos locais dentro de uma fábrica ou estoque para registrar quando as mercadorias são movimentadas. Com isso, você consegue ter informações em tempo real do seu estoque.

💡 Leia também: Como o valor agregado pode aumentar as vendas no varejo

Principais vantagens em usar a tecnologia RFID

O uso de etiquetas RFID para controle de estoque oferece diversos benefícios, principalmente ao comparar com outros métodos, como o código de barras, por exemplo.

  • A leitura das etiquetas pode ser realizada remotamente, em alguns casos a uma distância de vários metros;
  • várias etiquetas podem ser lidas ao mesmo tempo, permitindo que toda uma carga de produtos seja verificada simultaneamente;
  • Redução de erros comuns nos estoques;
  • Contagem instantânea de estoque, facilitando o inventário/balanço;
  • As etiquetas podem receber códigos de identificação únicos, para que os produtos possam ser rastreados individualmente;
  • Alguns tipos de etiquetas podem ser substituídos, permitindo que as informações sobre itens sejam atualizadas, por exemplo, quando são movidas de um setor da empresa  para outro.
  • Não há necessidade de abrir caixas e embalagens para que ocorra a leitura da etiqueta;
  • Segurança do estoque ao posicionar leitores de etiquetas em pontos de alto risco, como as saídas, e fazendo com que eles acionem alarmes;
15 funcionamento rfid
Como ocorre o funcionamento de um estabelecimento com uso do RFID

Apesar de ainda possuir um custo de investimento inicial elevado, a tecnologia RFID vem reduzindo seus custos. As vantagens em ter um controle de estoque mais eficiente e seguro tornam o RFID atraente para varejistas, atacadistas ou distribuidores que oferecem uma ampla variedade, bem como para fabricantes que produzem grandes quantidades de produtos para diferentes clientes.

O nosso sistema de gestão SAGE-ERP possui um módulo específico para clientes que fazem uso da tecnologia RFID para o controle de estoque. Converse com um de nossos consultores e conheça melhor a nossa solução.

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress