Abrir um negócio e mantê-lo operando não é fácil e traz inúmeros desafios. É nessa hora que contratar um sistema de gestão ERP se faz necessário. Essa ferramenta ajuda a manter o dia a dia da empresa mais simples e organizado, centralizando as principais informações.
Provavelmente, ao pesquisar por esse sistema, você tenha se deparado com dois tipos: local e o em nuvem (cloud). E agora esteja se perguntando qual a diferença entre eles e qual é a melhor opção para o seu negócio. Mas calma, é justamente sobre isso que iremos tratar neste artigo.
Leia também: Por que empresas precisam de um sistema ERP?
O que é um ERP local?
O sistema de gestão ERP local, ou on-premise, é um software que precisa ser instalado no próprio servidor e computador da empresa, onde os dados ficarão armazenados. A gestão e suporte deve ser feito por uma equipe interna de T.I., e o sistema só pode ser acessado nas máquinas em que estiver instalado.
Em alguns casos a empresa que desenvolve o ERP fornece suporte ao sistema, mas a manutenção do servidor e computadores é responsabilidade do gestor.
O que é um ERP em nuvem (cloud)?
O ERP cloud, também chamado de ERP SaaS (Software as a Service), é um sistema que não exige instalação. Os dados ficam armazenados em servidores na nuvem (como a AWS, por exemplo) de forma segura e online, podendo ser acessado em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.
Diante disto, não há necessidade em manter uma estrutura física robusta ou um computador com configurações mais avançadas, pois as informações não são arquivadas nele.
Principais diferenças entre um ERP local e ERP em nuvem
Existem diversas particularidades que diferem esses dois tipos de sistema. Cada empresa exige necessidades distintas, por isso é necessário estar atento a essas diferenças para escolher a melhor opção para o seu estabelecimento.
Instalação do sistema
Uma das principais diferenças entre esses dois modelos é, sem dúvidas, a instalação. Conforme já mencionado anteriormente, o ERP local é aquele que necessita ser instalado localmente, ou seja, utiliza as ferramentas (hardware e servidores) do seu próprio negócio e todo o suporte vem de uma equipe de TI contratada por você, principalmente para manter o servidor em bom funcionamento.
Aqui na Microsum, clientes que optam por adquirir o SAGE-ERP local possuem suporte total ao sistema de gestão e as atualizações ocorrem frequentemente e sem custos adicionais (exceto em casos de customizações). E para facilitar ainda mais a gestão da empresa, também possuímos o serviço de Assistência Técnica, onde nossa equipe atua de forma preventiva e corretiva, não necessitando contratação de uma equipe de T.I. própria.
Já o ERP na nuvem não necessita de instalação e pode ser acessado via celulares, tablets e computadores, através do navegador. Após a criação de uma conta no sistema escolhido, ele já está pronto para ser utilizado. As atualizações e suporte são realizados pela empresa que desenvolveu o ERP.
Armazenamento dos dados
Com o aumento das atividades e operações da empresa, o volume de dados e informações também aumentam consideravelmente. Em ERPs locais, todas as informações ficam armazenadas no hardware da empresa (servidor), o que com o tempo pode exigir investimentos em expansão de memória.
Enquanto isso, um ERP na nuvem guarda as informações em servidores externos, online e seguros, garantindo a preservação dos dados. Normalmente estas empresas possuem planos que permitem a compra de mais espaço para armazenamento e backups.
Segurança e acesso às informações
Em um ERP cloud, as informações são acessadas e armazenadas na internet. E, ao contrário do que muitos pensam, esses servidores tendem a ter maior segurança dos dados, visto que o risco de serem perdidos ou acessados por pessoas não autorizadas é menor.
Além disso, os backups ocorrem de forma automática e periódica (algumas empresas podem cobrar a mais para realização de backups diários ou semanais). Sem contar que essas empresas de tecnologia possuem diversas camadas de segurança e criptografia para evitar ataques e vazamentos de dados.
Em contrapartida, nos ERPs locais, tudo fica por conta da sua empresa. As informações estão armazenadas no hardware do servidor localizado no seu estabelecimento, devendo tomar cuidado a quem tem acesso ao local. Perder informações é bastante arriscado e traz muita dor de cabeça para a empresa.
Os backups também são de sua responsabilidade e devem ser realizados com frequência. Já pensou precisar formatar seu computador e acabar perdendo parte ou todas as informações do seu negócio?!
Outro ponto que deve ser considerado é o acesso ao próprio sistema. Sistemas na nuvem exigem acesso à internet, devendo ter uma boa conexão, uma vez que qualquer oscilação pode ocasionar instabilidades, gerando transtornos, como lentidão nos processos, podendo resultar em filas em estabelecimentos com alto fluxo de clientes. Já os sistemas locais não necessitam, obrigatoriamente, de conexão com a internet, não ocorrendo essas interferências.
Customizações
Neste quesito os sistemas ERP locais levam vantagem. Por terem instalação local, na própria máquina, possuem mais capacidade para personalizar de acordo com as preferências e necessidades do cliente. Entretanto, essas personalizações possuem custos adicionais.
Em ERPs na nuvem, a capacidade de personalização é bem menor. Neste modelo, as funcionalidades são divididas em planos, onde quanto mais funcionalidades, mais caro será o plano adquirido. Sem contar que essas funcionalidades são definidas pela empresa desenvolvedora. Porém, o tempo de implantação é menor.
Investimentos
Utilizar um ERP local tende a trazer mais custos, visto que é necessário pagar pela implementação e manutenção, além da necessidade de um espaço físico dedicado ao servidor, sendo essencial que a empresa tenha máquinas e equipamentos para rodar a operação.
Leia também: Entenda a diferença entre custos, despesas e investimentos
Sistemas em nuvem costumam trazer uma economia maior, principalmente no longo prazo. Isso porque não há necessidade de investir em um espaço dedicado ou computadores muito robustos Além disso, não há custos de manutenção, segurança e energia para manter servidores próprios.
Mas qual é o ERP ideal?
A decisão entre um sistema de gestão ERP cloud ou local depende do momento e dos objetivos da empresa, além das possibilidades de recursos para investimento.
Leia também: Como ter um sistema ERP eficiente
É importante entender as diferenças e benefícios que cada uma dessas soluções pode trazer em médio e longo prazo. Ter informações e conhecer a empresa que está por trás do desenvolvimento do sistema também é importante e deve ser considerado no momento da escolha.
Aqui na Microsum temos as duas opções. O SAGE-ERP é o nosso sistema de gestão completo, instalado localmente. E temos o SAGE-Cloud, que conta com as mesmas funcionalidades, mas com a vantagem de acesso através de qualquer dispositivo com acesso à internet.