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Vendas

10 dicas para preparar a sua loja para as vendas de Natal

Este com certeza foi um ano repleto de desafios e incertezas. Passamos por um momento delicado, mas com a esperança de dias melhores.

Foram semanas com o comércio fechado, devido a pandemia, mas com consciência e respeitando os protocolos de segurança e higiene, vamos conseguindo voltar à rotina. E com as festas de final de ano chegando, os olhos dos lojistas chegam a brilhar, visando um aumento representativo nas vendas.

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O mês de dezembro é crucial para os negócios recuperarem as finanças e começar o próximo ano com fôlego. Neste mês temos o 13º salário, o Natal – e aquele espírito de presentear amigos e familiares –, o amigo secreto da empresa, a festa de Ano Novo, entre outros.

Mas com tudo isso, fica a pergunta: a sua loja (seja ela física ou virtual) está preparada para esses próximos dias?

Pensando nisto, separamos algumas dicas que vão te ajudar a preparar o seu negócio para as vendas de final de ano. Vamos nessa?!

1 – Analise dados de anos anteriores

Uma dica importante, e recomendamos que comece seu planejamento com ela, é analisar os dados de anos anteriores ou pelo menos do último.

Todos temos consciência que este ano será bem diferente, não é mesmo?! Entretanto, fazer uma análise de 2019 vai te ajudar a elaborar estratégias para este ano, como, por exemplo, quais foram os produtos mais vendidos.

Isso é importante para você saber qual caminho deve seguir, qual linha de produtos deve apostar, o grupo de clientes propensos a adquirir esses produtos, quais canais e mídias deve investir, entre outros.

2 – Fique atento as tendências

É comum nessa época a divulgação de pesquisas mostrando quais produtos a população está buscando, quanto pretende gastar, se já estão buscando preços ou vão deixar para ir às compras mais próximo a data, entre outros.

Desta forma, você consegue planejar, encomendar produtos com antecedência, elaborar promoções, etc. Mantenha-se informado, isto pode ser crucial para alavancar suas vendas.

3 – Analise os concorrentes

Todos querem se destacar em meio aos concorrentes. E não tem nada demais em dar uma “espiadinha” no que eles estão fazendo.

Veja se eles estão trabalhando com campanhas, quais são essas campanhas; quais produtos estão ofertando; qual a porcentagem de desconto que estão trabalhando, etc.

Não use esses dados com o intuito de copiar as estratégias deles, mas utilize para elaborar as suas próprias. Use destas informações para mostrar o seu diferencial.

4 – Antecipe os pedidos com os fornecedores

Lembra quando falamos para você analisar os dados do ano passado? Pois então, identificando os produtos com tendência maior de saída nesta época do ano, você pode preparar o seu estoque para que não falte mercadoria.

Isso se faz necessário também se você possui e-commerce, pois com o produto em estoque, você reduz o prazo de entrega, que é um dos fatores determinantes para um cliente realizar ou não uma compra. Convenhamos, nesse período, todos querem receber seus produtos o quanto antes, né?!

Outra vantagem em antecipar seus pedidos é a capacidade de negociar os preços com seus fornecedores. Se você deixar para pedir mais próximo às datas comemorativas, pode se esbarrar em preços mais altos, e ninguém quer isso neste momento.

5 – Segmente seu público

Neste tópico não estamos dizendo para você focar em uma parte de seus clientes e esquecer da outra, mas sim, mostrar o produto certo, para o cliente certo e no momento certo.

Se você possui um sistema de gestão, é bem provável que tenha um histórico de compras destes clientes. Com isso, você consegue identificar e criar grupos de clientes com um perfil parecido e direcionar campanhas específicas para eles. Envie um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp.

6 – Comece suas campanhas antes do Natal

Já pensou em atingir sua meta antes mesmo da chegada do Papai Noel? Esse com certeza foi o presente que você pediu pro velhinho, não foi?!

Para isso, ofereça descontos durante todo o mês de dezembro. Se você realizou alguma campanha na Black Friday, aproveite este gancho para estender os descontos. Crie novas promoções, coloque outros produtos em oferta.

Crie senso de urgência nos clientes. Faça promoções por tempo determinado, algo como: “Produto X com 50% de desconto até final desta semana. Corra e garanta!”.

7 – Divulgue suas promoções

Use e abuse das suas redes sociais. Chame seus clientes para comparecerem a loja ou ao seu site. Já aproveitando, crie banners e postagens chamativas para atrair seu público e despertar nele o desejo de compra.

Utilize de cupons de desconto em seu e-commerce. Hoje, as possibilidades são bem variadas, você pode oferecer:

  • Descontos para primeira compra;
  • Frete grátis (acima de determinado valor ou não);
  • Criar descontos progressivos;
  • Cupom com X% de desconto por um prazo determinado;
  • Vale presente (podendo ser usado no site e/ou na loja física;
  • Usar o “Compre Junto”, mostrando produtos similares ou que complemente o que seu cliente está adquirindo.

Enfim, as possibilidades são infinitas.

8 – Ofereça formas de pagamento diferenciadas

Uma ótima forma de estimular o consumo de seus clientes é oferecer as melhores condições de pagamento, deixando que optem pelo que for melhor para eles.

Atrele isso a sua estratégia. Ofereça um desconto maior para pagamentos à vista (boletos, transferências, débito…), tenha parcelamento no cartão sem juros (estabeleça um limite de parcelas).

Claro que, antes disso, você deve analisar bem a sua margem de lucro, as taxas que sua adquirente está cobrando, para não ter prejuízos futuramente.

9 – Excelência no atendimento

Nesta época, as ruas e o comércio ficam bem mais movimentados. E com um número maior de pessoas comprando, as chances de ocorrer algum transtorno também aumentam. Tenha uma equipe treinada e capacitada para oferecer um bom atendimento e ser capaz de resolver possíveis imprevistos.

Além disto, é imprescindível que você também ofereça um ótimo pós-venda. Desta forma, suas chances de fidelizar o cliente aumentam.

10 – Tenha um sistema de gestão eficiente

Você precisa contar com um sistema de gestão que seja completo, fácil de usar e ágil. Assim, você diminui o tempo de fila no caixa de sua loja, mantem o estoque sempre atualizado e consegue analisar o financeiro em tempo real.

Se você possui e-commerce, é interessante que ele esteja integrado ao seu sistema ERP, pois isto reduz, e muito, os procedimentos operacionais do seu negócio, otimizando ainda mais a sua gestão e melhorando a experiência de compra de seu cliente.

No mais, nós da Microsum Tecnologia desejamos um Feliz Natal a todos! Negócios prósperos e vidas cheias de boas surpresas. 2021 já está quase chegando e nada melhor que estar perto de quem se ama e recarregar as energias para um ano novo de muito sucesso e prosperidade. Boas festas!

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