Cadastro de condições

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#ARTIGO: 11916

Neste artigo, você vai aprender como cadastrar e gerenciar as Condições de Pagamento e Recebimento no SAGE-ERP.

Esse recurso permite programar antecipadamente o número de parcelas, prazos de vencimento, carência, taxas e outras informações essenciais para o controle financeiro das transações.

 

Como cadastrar condições

Para incluir uma condição, no menu no canto superior esquerdo acesse: Cadastro > Tabelas > Condições.

Ao acessar a tela de cadastro de condições, o sistema inicia no modo de novo cadastro, permitindo que você insira as informações necessárias para criar uma nova condição personalizada, de acordo com as formas de negociação da sua empresa.

 

condições

 

Além disso, o sistema exibe automaticamente as condições padrão, já cadastradas para recebimentos e pagamentos.

Ao abrir a tabela, diversos campos estarão disponíveis para preenchimento.
Em um primeiro momento, pode parecer muita informação, mas vamos explicar, passo a passo, o que significa cada campo e como preenchê-los corretamente.

Descrição: O nome da condição de pagamento/recebimento (ex.: A VISTA, CHEQUE 15 DIAS…).

Entrada: O campo entrada indica se a primeira parcela (caso seja parcelado) será à vista.

  • Se selecionado SIM, a primeira parcela é gerada para pagamento imediato (à vista), e as demais parcelas seguirão o prazo definido na condição.
  • Se selecionado NÃO, a primeira parcela não será à vista, e o vencimento de todas as parcelas seguirá o prazo configurado na condição, começando após o período de carência, se houver.

Documento: O campo define o tipo de documento a ser gerado para as parcelas desta condição de pagamento. Você pode selecionar opções como BOLETO, CARNÊ, CHEQUE, FATURA, PEDIDO, PROMISSÓRIA, RECIBO, VALE. Se a condição for à vista, selecione opção NENHUM para indicar que não será gerado um documento de parcelamento para essa transação.

Caso queria gerar boletos pelo sistema clique aqui para entender o processo de configuração.

Financeira: Selecione aqui a instituição financeira (como Rede, Cielo, ou outras financeiras) à qual essa condição de pagamento será vinculada.
É necessário que a financeira já esteja cadastrada no sistema, pois essa ligação é obrigatória para operações com cartão e pix por exemplo, para o controle das taxas de parcelamento.
Se precisar cadastrar uma financeira, temos um artigo específico sobre isso. Clique aqui.

O campo Par (Parcelas) indica o número de parcelas em que o valor total será dividido.

Vem (D) – Vencimento representa o dia fixo de vencimento das parcelas. Caso a condição de pagamento não possua um vencimento fixo (ou seja, um dia específico do mês), esse campo deve ser preenchido com 0 (zero).

Car (D) – Carência em Dias define o prazo de carência em dias para a geração da primeira parcela.

Pra (D) – Prazo em Dias informa o intervalo de dias entre uma parcela e outra. Por exemplo, o valor 30 indica que as parcelas serão mensais.

Tax (%) – Taxa permite definir um percentual de acréscimo que será aplicado sobre o valor de cada parcela.

Acr (%) – Acréscimo determina um percentual de aumento sobre o valor total dos produtos ao utilizar essa condição.

DMax (%) – Desconto Máximo indica o percentual máximo de desconto permitido. Caso queira liberar qualquer valor de desconto, basta preencher este campo com 100,00.

Cor (%) – Corte de Comissão estabelece o percentual de redução na comissão dos vendedores quando esta condição for utilizada.

O campo Tipo informa onde essa condição será aplicada: em RECEBIMENTO (para vendas/saídas) ou PAGAMENTO (para compras/entradas).

 


Observação: Caso você utilize o sistema mobile da Microsum e não queira que essa condição seja sincronizada, basta deixar a opção WEB-Sincro marcada como não.


 

condições 2.1x

 

Após essas informações preenchidas, você pode clicar no botão gravar gravar  para concluir o cadastro da sua condição.

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