Cadastro de fornecedores

3 minutos de leitura

#ARTIGO: 11384

Neste artigo, você vai aprender como realizar o cadastro de um fornecedor, consultar o CNPJ para cadastrar automaticamente.

O cadastro de fornecedor é essencial para a operação do sistema, permitindo ações como entrada de mercadorias, lançamento de contas a pagar, cadastro de produtos, entre outras funcionalidades que dependem da identificação de um fornecedor.

Como cadastrar fornecedor

Para incluir um fornecedor, acesse o menu Cadastro > Fornecedores ou pelo botão de atalho caminhao.

Ao abrir a tela de cadastro de fornecedor, o sistema já inicia no modo de novo cadastro, pronto para o preenchimento das informações solicitadas.

 

fornecedor

 

O cadastro de pessoa física e pessoa jurídica é feito na mesma tela. A diferença está na seleção de pessoa. Ao selecionar pessoa jurídica, os campos serão ajustados para: (razão social, CNPJ, IE e ramo de atividade). Já para pessoa física, os campos exibidos serão: (nome, CPF, RG e profissão).

A seguir, explicamos os principais campos da tela para que você possa realizar o cadastro corretamente:

 

Informações da pessoa

Campo pessoa: Selecione se o fornecedor é pessoa física ou pessoa jurídica.

Campo contribuinte: O sistema oferece cinco opções de enquadramento tributário.

  1. SIM C/IE – Simples: Empresas (jurídicas ou físicas) optantes pelo Simples Nacional com Inscrição Estadual.
  2. SIM C/IE – Normal: Empresas (jurídicas ou físicas) do Lucro Real com Inscrição Estadual.
  3. SIM S/IE – Simples: Empresas do Simples Nacional sem Inscrição Estadual (isentas).
  4. SIM S/IE – Normal: Empresas do Lucro Real sem Inscrição Estadual (isentas).
  5. NÃO: Empresas que não são contribuintes de ICMS, podendo ou não ter Inscrição Estadual.

 


Observação: Ao informar o CNPJ ou CPF e clicar no pesquisar pesquisar, o sistema realizará uma busca automática para identificar o fornecedor e preencher os dados correspondentes. Para que essa funcionalidade funcione corretamente, é necessário que o certificado digital esteja configurado no sistema.


 

Suframa: Preencha este campo apenas se o fornecedor estiver registrado na Zona Franca de Manaus ou em áreas incentivadas pela Suframa. O código é obrigatório para usufruir dos benefícios fiscais.

 

Classificação

Nesta seção, você poderá:

Classificar o fornecedor, por ramo de atividade ou profissão (opcional);

Selecionar um grupo (obrigatório).
Aqui, você pode selecionar um grupo padrão do sistema para todos os fornecedores, clicando no binóculo binoculos e escolhendo a opção desejada.

Caso prefira definir um grupo específico, consulte o nosso artigo sobre cadastro de grupos para seguir as orientações detalhadas dessa etapa.

 

Endereço

Informe o endereço completo do fornecedor: CEP, logradouro (Rua, Avenida etc.), número, complemento, bairro, cidade e UF (Estado).

 


Observação: Ao digitar o CEP e clicar na pesquisar pesquisar, o sistema fará uma busca automática para preencher os campos de endereço. Caso a cidade não seja localizada, será necessário realizar o cadastro da cidade, acesse o artigo cadastro de cidades.


 

Contato

Informe os canais de comunicação do fornecedor, como: Telefone, celular, fax (se houver), e-mail, site.

Com as informações já preenchidas, você pode clicar no botão gravar gravar para concluir o cadastro do seu fornecedor.

 

fornecedor 2.5

 

No entanto, existem outros campos adicionais que, embora não sejam obrigatórios, podem ser muito úteis para a organização e o controle do seu estabelecimento. Confira abaixo algumas dessas informações complementares.

 

Informações complementares

O cadastro de fornecedor no SAGE-ERP conta com informações complementares que podem ser úteis para ações específicas em diferentes áreas do sistema. Abaixo, explicamos como acessar e utilizar esses campos.

Dentro da tela de cadastro do fornecedor, há três abas disponíveis: principal, comercial e complemento.

 

cadastro fornecedor

 

Principal

Nesta aba ficam as informações principais do fornecedor, que já abordamos anteriormente (como dados pessoais, endereço e contatos).

Também é possível inserir a imagem do nosso fornecedor. Basta clicar no ícone 04 e selecionar a imagem desejada.

Comercial

Aqui você pode preencher:

Representantes do fornecedor: você pode cadastrar os dados de representantes comerciais do fornecedor, ou seja, as pessoas responsáveis pelo atendimento e negociações com sua empresa.

Contas bancárias do fornecedor: registrar as contas bancárias para onde os pagamentos devem ser feitos.

 


Observações: Para cadastrar contas bancárias, é necessário que os bancos já estejam previamente cadastrados no sistema.


 

Complemento

Nesta aba, é possível:

Alterar a situação do fornecedor para inativo, caso ele não esteja mais em operação.

Definir uma condição de pagamento padrão, facilitando lançamentos futuros.

Transportador: Se houver um transportador específico para este fornecedor, você pode configurá-lo como padrão. Para isso, é necessário realizar o cadastro prévio do transportador. Clique aqui

Consultar a data de cadastro e o último contato registrado.

Inserir observações adicionais relevantes ao fornecedor.

 


Observações: Para definir uma condição de pagamento ou um transportador padrão, é necessário que ambos estejam previamente cadastrados no sistema.


 

Botões auxiliares

Existem alguns botões auxiliares disponíveis no cadastro de fornecedor que facilitam o processo de cadastro, permitindo realizar ações de forma mais prática e eficiente, são eles:

historico Ao clicar neste primeiro botão, você acessa o histórico do fornecedor, podendo pesquisar todas as informações relacionadas a ele.

importar Ao clicar neste botão, você poderá importar clientes ou prestadores diretamente para o cadastro de fornecedores.

anvisa Ao clicar neste botão, você poderá inserir os dados da Anvisa referentes ao fornecedor.

artefatos Neste botão, você pode anexar arquivos ao cadastro do fornecedor.

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