#ARTIGO: 11066
Neste artigo você aprenderá a realizar as configurações iniciais necessárias para a emissão de Manifestos Eletrônicos de Documentos (MDF-e) no SAGE-ERP.
Para habilitar a emissão de MDF-e, acesse o menu: Sistema > Painel de Controle > DFe ou pelo botão de atalho
.
Ao abrir a tela, você vai ver todos os modelos de nota fiscal listados no menu à esquerda. Selecione a opção MDF-e e habilite o modelo marcando a caixa correspondente.

Abaixo estará disponível a seleção do tipo de ambiente que serão emitidas as notas fiscais do consumidor.
Produção: Utilizado para operações reais, onde os documentos fiscais emitidos têm validade legal e são registrados na SEFAZ.
Homologação: Utilizado para testes e simulações, sem valor fiscal. Ideal para configurar o sistema, treinar a equipe e garantir que tudo esteja funcionando corretamente antes de ir para a produção.
Parâmetros
Nesta etapa, você deve preencher os campos com as URLs de comunicação da SEFAZ. Para garantir a integração correta com a SEFAZ do seu estado, é necessário informar os endereços dos Web Services utilizados na emissão da MDF-e.
Caso não consiga encontrar as URLs corretas para seu estado clique aqui.

Após preencher corretamente as URLs, você deverá informar os seguintes dados obrigatórios:
Série: Número que identifica a série de emissão das notas fiscais.
Próximo Número: Número que será atribuído à próxima nota fiscal emitida.
Próximo Lote: Número do lote ao qual o “Próximo Número” pertence.
Observação: Essas informações você consegue com o seu contador ou diretamente no site da SEFAZ do seu estado.

Após concluir essas configurações, basta clicar em salvar
e o seu sistema estará pronto para emitir MDF-e.